CI

Dilma quer revisar índice produtivo

A decisão será de ordem técnica, com base em um estudo encomendado à Embrapa


A presidente eleita Dilma Rousseff pretende rever o Índice de Produtividade Rural, uma antiga reivindicação do Movimento dos Sem-Terra (MST). Ela ressalvou, no entanto, que a decisão será de ordem técnica, com base em um estudo encomendado à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). "No nosso governo, o presidente Lula pediu para a Embrapa fazer uma avaliação e definir o que tecnicamente estaria correto. Vou avaliar esses dados."

A mudança dos índices atuais, elaborados em 1980, foi uma das promessas de Lula na campanha eleitoral de 2002. Em oito anos de governo, porém, ele não cumpriu o prometido, sob pressão da bancada ruralista no Congresso e dos dois ministros da Agricultura no período, Roberto Rodrigues e Reinhold Stephanes. "Acompanhamos o trabalho do pesquisador Eliseu Alves, que considera as modernas técnicas de produção", disse o presidente da Sociedade Rural Brasileira, Cesário Ramalho da Silva. A Embrapa informou que não divulga o estudo porque existe mais de um sobre o tema.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.