CI

Dilma veta subsídio econômico a nordestinos atingidos pela seca

Estão programados protestos na Copa das Confederações



A presidente Dilma Rousseff vetou nesta quarta-feira (08.05) a subvenção que seria concedida a 21 mil produtores nordestinos de cana assolados pela seca – considerada a pior do último século. Em reação, a União Nordestina dos Produtores de Cana (Unida) e outros órgãos de classe do setor estão programando protestos em repúdio ao que qualificam como “insensibilidade presidencial”.

A mobilização deve acontecer na próxima agenda de visita da presidenta Dilma ao Nordeste, o que deve ocorrer na inauguração da Arena de Pernambuco, e depois nos jogos da Copa das Confederações. Isso porque o motivo apresentado pelo governo no Diário Oficial da União é o “limite orçamentário” – o que não foi problema nos investimentos para os estádios da Copa.
 
“Mostraremos nossa insatisfação seja em PE, ou em qualquer outra evento presidencial no NE. É no mínimo ‘limitado’ vetar o subsídio para os produtores nordestinos de cana sob a justificativa de questões orçamentais”, critica Alexandre Andrade Lima, presidente da Unida, indignado com o veto. Ele reclama que, desde março de 2012 (mês em que parou de chover na região), nenhum ministro da Agricultura sequer veio presenciar as consequências da estiagem.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.