CI

Dimarzio visita hoje porto de Rio Grande para inspecionar embarques de soja


O ministro interino da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Amauri Dimarzio, visita hoje (01-06) o porto de Rio Grande (RS) para inspecionar os armazéns e os carregamentos de soja exportados. Responsáveis pela fiscalização da produção e dos embarques, os secretários de Defesa Agropecuária, Maçao Tadano, e de Apoio Rural e Cooperativismo, Valdemiro Rocha, acompanham o ministro. O desembarque da comitiva está previsto para as 11h.

Eles vão conhecer “in loco” a situação do porto e colher informações para complementar um relatório que será encaminhado à China sobre as medidas que o Governo brasileiro está adotando no controle das exportações do produto.

Ontem à tarde, Maçao Tadano informou que até sexta-feira o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) vai divulgar a instrução normativa com medidas adicionais a serem aplicadas no controle da qualidade e da fitossanidade da soja brasileira. O grupo de trabalho criado para elaborar o texto tem até o final da semana para concluí-lo. A instrução normativa definirá os índices de tolerância de mistura e teores de impureza na soja, de acordo com os padrões internacionais.

O Mapa confirmou ontem que a China embargou mais um carregamento de soja brasileira. Dessa vez, o navio (Eleftheria) partiu dia 14 de abril do porto de Santos com uma carga de 61.084 toneladas. Anteriormente, outros três navios com soja brasileira haviam sido embargados pela China, sob a alegação de que produto continha sementes tratadas com agroquímicos. No total, os chineses já rejeitaram 239 mil toneladas de soja procedente do Brasil.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.