CI

Diminui restrição para zoneamento da soja no RS

O Mapa não quis adiantar quais municípios poderão ficar de fora


A portaria do zoneamento agrícola para a cultura da soja na safra 2007/08 pode excluir até 12 municípios do Rio Grande do Sul e não mais 69 como anteriormente previsto. A informação é do presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembléia Legislativa, Adolfo Brito, que esteve, ontem, em Brasília, na Coordenadoria de Zoneamento Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O deputado estima resolução, e publicação da portaria, até a próxima quarta-feira.

"Há expectativa é que todos municípios sejam liberados, especialmente pelo aspecto social e econômico que envolve a oleaginosa no RS. Muitos produtores não poderão honrar dívidas caso não plantarem", observou. Conforme Brito, o departamento técnico do Mapa deve aprovar a semeadura em solos tipo 3 e em algumas áreas de tipo 2. Esses que podem não ser enquadrados são considerados áreas de risco. Segundo Brito, o Mapa não quis adiantar quais municípios poderão ficar de fora.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.