Dinâmica da microbiota intestinal do frango é tema de análise na Revista do AviSite

De acordo com a zootecnista, a microbiota dos frangos de corte é um sistema dinâmico e em evolução.

"Nos últimos anos muita atenção está sendo dada ao efeito de promotores de crescimentos tradicionais e alternativos sobre a microbiota intestinal. O que não me surpreende, já que no passado estudar a microbiota era caro e demorado, analisar apenas 5 mil sequências tomava muito tempo e dinheiro. Mas hoje com 2 mil dólares você consegue analisar 4 milhões de sequências e esses dados são gerados em 48 horas".

Foi desta forma que Adriana Pedroso, zootecnista, com mestrado pela UNESP de Jaboticabal, doutorado pela ESALQ/USP e pós doutorado pela University of Georgia, EUA, abriu seu artigo na Revista do AviSite, na coluna "Ponto Final".

Segundo ela, depois de trabalhar há quase 20 anos nessa área, ela é consultada frequentemente sobre o assunto e vê que as empresas e os pesquisadores não exploram o que a moderna tecnologia oferece. "Muitas vezes amostras da microbiota são coletadas apenas em dois períodos, no meio da criação do frango, aos 21 dias e ao final, aos 42 dias. Entretanto, uma frequência maior de amostragens e em períodos diferentes poderiam trazer resultados surpreendentes para pesquisadores e empresas", destaca.

De acordo com Adriana, a microbiota dos frangos de corte é um sistema dinâmico e em evolução. O pintinho eclode e possui uma microbiota rudimentar, com baixo número e poucas espécies bacterianas. "Esse é um período crítico. Patógenos podem se estabelecer no trato intestinal. Uma vez que a bactéria estabelece uma relação simbiótica com o trato gastrointestinal do hospedeiro é muito difícil de eliminá-la", afirmou.

Clique AQUI, acesse gratuitamente o leitor digital da Revista do AviSite e veja a coluna "Ponto Final", na íntegra.