CI

Diretoria da Cotrijal apresenta crescimento de 32,57% no faturamento

Números e resultados da cooperativa no ano passado foram apresentados na manhã desta quarta-feira (8) aos associados e líderes do Núcleo de Carazinho


Números e resultados da cooperativa no ano passado foram apresentados na manhã desta quarta-feira (8) aos associados e líderes do Núcleo de Carazinho
Frente a um cenário de estiagem que já provocou perdas significativas nas lavouras de milho e deve reduzir a produtividade nas de soja, a diretoria da Cotrijal quer estimular os produtores a continuarem parceiros da cooperativa, entregando a produção e confiando na condução comercial, técnica e política feita pela instituição. Na manhã de quarta-feira (8), durante a Reunião de Núcleo que ocorreu em Carazinho, reunindo lideranças e associados das unidades de Carazinho, Xadrez, Molha Pelego, São Bento, Pinheiro Marcado, Mata Cobra e Rincão Doce, esta foi a principal mensagem transmitida aos presentes.

O vice-presidente da cooperativa, Jairo Kolrausch, tranquilizou as lideranças e produtores afirmando que “a Cotrijal estará, mais uma vez, ao lado dos agricultores”. “Já passamos por situações semelhantes e a Cotrijal sempre encontrou a melhor solução para equacionar as perdas, ajudando e defendendo os interesses dos produtores. Por isso, o nosso pedido é para que a produção continue sendo entregue nas unidades de recebimento da cooperativa. Essa confiança mútua nos fará ultrapassar esta barreira”, declarou, complementando que nestes 55 anos da Cotrijal os associados nunca ficaram desassistidos. “esta é a diferença de um sistema cooperativo. Nós trabalhamos em conjunto para defender, politicamente, os interesses rurais, difundir a biotecnologia e fortalecer as parcerias com empresas e instituições de pesquisa”.

Realizada para que os líderes de Núcleo da região de Carazinho pudessem conhecer os resultados obtidos pela cooperativa no ano passado, o encontro de quarta-feira iniciou com a exibição de um vídeo institucional. Em seguida, o gerente da Unidade do município, Luis Didomênico, falou sobre os avanços e melhorias feitos pela cooperativa nesta área de abrangência, reiterando que a participação dos associados é fundamental no processo de construção da Cotrijal. “As reuniões de Núcleo são importantes porque mostram aos líderes as informações sobre investimentos feitos, resultados do balanço anual e a destinação das sobras, questionando-os sobre prioridades de investimentos”, apontou Didomênico.

Da mesma forma, o gerente de Desenvolvimento Cooperativista, Ênio Schroeder, revela que os associados tem um grande poder dentro da cooperativa. “O cooperativismo é construído com a participação do cooperado. Ele é o dono da organização e, por isso, precisa ser ouvido”, observou, comemorando a participação de um grande número de jovens na reunião. “Isso mostra que os jovens estão interessados nos rumos que a Cotrijal está tomando. E eles são o nosso futuro”.

Crescimento

Durante a reunião, os conselheiros da cooperativa apresentaram os dados do balanço fiscal do ano passado, mostrando um crescimento, em 2011, de 32,57% em relação ao faturamento de 2010. Conforme o vice-presidente da Cotrijal, esse acréscimo está relacionado com os investimentos em infraestrutura realizados em anos anteriores e as excelentes produtividades obtidas com as safras de verão dos anos de 2009 e 2010. “Para 2012 não projetamos um crescimento muito expressivo em razão da estiagem. E também devemos reduzir a velocidade de investimentos para garantir a sustentabilidade da cooperativa”, anunciou Kolrausch. Os líderes de Núcleo, na ocasião, decidiram que o valor das sobras de 2011, cujo valor é superior a R$ 3 milhões, será dividido entre 70% de distribuição aos produtores e 30% de capitalização na Cotrijal.

Expodireto Cotrijal 2012

O presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, participou da reunião de Núcleo e complementou as informações do vice-presidente e falou sobre as inovações que serão apresentadas na Expodireto Cotrijal 2012. “Além de ampliarmos a área de exposição para as máquinas, também teremos muitas novidades no Pavilhão Internacional com a realização de rodadas de negócios durante os cinco dias da feira”, anunciou Mânica, pedindo a todos os líderes que difundam a importância da participação dos associados na feira. “Estaremos discutindo assuntos de extrema relevância para o setor, como a questão do seguro agrícola, em uma audiência pública promovida pelo Senado Federal e que será transmitida pela TV Senado; e a solicitação para desburocratização dos programas de irrigação. Hoje, nenhum produtor tem coragem de abrir um açude em sua propriedade, porque tem receio das multas e do embargo que a legislação ambiental pode causar”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.