CI

Disputa pela banana prejudica as negociações da UE

Os planos da UE de iniciar negociações comerciais com a América Central e os Andes poderão ser minados por uma disputa com o Equador


Os planos da União Européia de iniciar negociações comerciais com os países da América Central e da região dos Andes em 2007 poderão ser minados por uma disputa com o Equador referente ao acesso ao mercado de banana do bloco europeu.

A União Européia teve um déficit comercial de 3,5 bilhões de euros em 2005 com os países andinos e de 1 bilhão de euros com a América Central.

Desde que as negociações da Organização Mundial do Comércio (OMC) entraram em colapso, em julho passado, a UE lançou uma estratégia para firmar acordos comerciais individuais e regionais com a Índia e a Coréia do Sul e retomar as conversações com o Mercosul. Segundo o comissário para o Comércio da UE, Peter Mandelson, a reclamação encaminhada pelo Equador à OMC a respeito de tarifas e limites de importação fixados pelo bloco para a banana que importa ameaça quaisquer discussões.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.