Diversidade de flores pode salvar abelhas
CI
Imagem: Pixabay
DESCOBERTA

Diversidade de flores pode salvar abelhas 

As abelhas vermelhas são importantes por razões ecológicas e econômicas
Por: -Leonardo Gottems

Uma maior diversidade de plantas com flores aumenta o sucesso reprodutivo das abelhas selvagens e pode ajudar a compensar os efeitos negativos dos inseticidas, segundo a Universidade de Hohenheim. Em seu experimento, os pesquisadores investigaram o sucesso da reprodução da abelha selvagem Osmia bicornis (abelha vermelha). 

As abelhas vermelhas são importantes por razões ecológicas e econômicas. As  abelhas silvestres são  mantidas experimentalmente em mais de 50 grandes gaiolas com misturas de flores de diferentes diversidades de plantas silvestres e inseticida de colza tratada. Posteriormente, o sucesso reprodutivo de abelhas selvagens, medido pelo número de células de cria e filhotes surgidos, foi investigado por vários meses. 

A equipe de pesquisa descobriu que o número de células que as abelhas selvagens criaram para seus descendentes quando misturas de flores ricas em espécies estavam disponíveis era o dobro do número de abelhas selvagens onde apenas colza estava disponível. O sucesso reprodutivo das abelhas silvestres, que devem fornecer pólen e néctar aos seus filhotes, aumentou tanto em gaiolas com grande diversidade de plantas com flores, como onde havia espécies vegetais de especial importância. 

Em contraste, se a colza tratada com clotianidina (da classe dos inseticidas neonicotinóides) estivesse disponível para as abelhas, isso teria um efeito negativo em seu sucesso reprodutivo. No entanto, este efeito negativo do  inseticida só ocorreu em gaiolas com monoculturas de colza, sugerindo que tais efeitos podem ser mitigados por recursos alimentares alternativos de misturas de flores ricas em espécies. 

 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink