CI

Diversidade de sementes da Embrapa chama a atenção de estudantes

É assim que as centenas de estudantes que visitam, diariamente, a exposição montada na Esplanada dos Ministérios em Brasília durante a 7ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, de 19 a 24 de outubro


Embrapa expõe pesquisas para conservação de sementes de importância para a alimentação. Ainda dá tempo de conferir, o evento se estende até o dia 24 de outubro

Olhinhos vidrados e expressão de curiosidade. É assim que as centenas de estudantes que visitam, diariamente, a exposição montada na Esplanada dos Ministérios em Brasília durante a 7ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, de 19 a 24 de outubro, contemplam as amostras multicoloridas de sementes no estande da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Atenta ao tema do evento este ano que é “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável”, a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das unidades da Empresa presente ao evento, apresenta a enorme variabilidade genética das espécies vegetais encontradas na natureza e a importância de conservar essa diversidade em prol de uma alimentação mais farta para as futuras gerações.

A maior parte dos estudantes que visita a exposição só conhecia, por exemplo, as sementes amarelas de milho encontradas em mercados e ficam surpresas ao ver que na natureza essas sementes podem ser de diversas cores que vão do marrom até o vermelho. O mesmo acontece com outras culturas agrícolas como arroz, feijão e soja.

A ideia da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia é mostrar ao público visitante, composto em sua maioria por estudantes, a importância de se conservar a maior variabilidade genética possível para garantir um amanhã mais sustentável.

Embrapa guarda alimentos para o futuro

A exposição é uma oportunidade excelente para que os jovens visitantes entendam a importância das pesquisas de conservação de recursos genéticos, especialmente em 2010, em que se comemora o Ano Internacional da Biodiversidade e o Ano dos Recursos Genéticos na Embrapa.

As amostras de sementes multicoloridas despertam a atenção das crianças e jovens que visitam o evento para uma questão muito maior: a importância de conservarmos hoje para garantir uma amanhã mais farto e saudável.

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia investe na conservação de espécies vegetais de importância para a alimentação desde a sua criação na década de 70. Hoje, possui o maior banco genético vegetal da América Latina e um dos maiores do mundo, com mais de 100 mil amostras de sementes de cerca de 600 espécies.

Objetivo do evento é popularizar a C&T no Brasil

A 7ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é promovida em todo o Brasil pelo Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) com a proposta de estimular a produção tecnológica e científica. Em Brasília, além da Embrapa, outras 66 instituições de ensino e de incentivo à pesquisa estão presentes no evento, que ocorre simultaneamente em todos os estados até o dia 24 de outubro.

Se você quiser conhecer as pesquisas da Embrapa para conservação e uso sustentável de variedades agrícolas ainda dá tempo. A Semana Nacional de C&T em Brasília fica até o dia 24 de outubro, de 8h30 às 19h, na Esplanada dos Ministérios (canteiro central). A entrada é franca para todas as atividades do evento.
 
As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.