CI

Diversificação de sistemas agrícolas é tema de Fórum de Lideranças no RS

Programação da 6ª Facic será intensificada nesta edição


Nos Caminhos da Sustentabilidade é o tema da 6ª edição da Feira Agropecuária, Comercial, Industrial e Cultural (Facic), de Doutor Maurício Cardoso, no Noroeste Gaúcho. A expectativa é de que 12 mil pessoas passem pelo Parque da Comunidade Católica Cristo Rei durante os quatro dias de evento - a partir desta quinta-feira (1º-12) - para conferir a 4ª Mostra da Terneira, exposição de máquinas e implementos agrícolas, produtos e serviços, feira da agricultura familiar, sistema de irrigação, palestras e atrações culturais. Com apoio técnico da Emater/RS-Ascar, a programação da 6ª Facic será intensificada nesta edição, com a realização do 1º Fórum Regional de Lideranças – Intensificação e Diversificação de Sistemas Agrícolas Produtivos, na sexta-feira (02-12), no Auditório Municipal da Casa do Agricultor.

A abertura oficial está marcada para as 9h. A primeira palestra, sobre a experiência em agricultura conservacionista de Doutor Maurício Cardoso e a necessidade de intensificação e diversificação de sistemas agrícolas produtivos ocorre na sequencia, ministrada pelo pesquisador da Embrapa Estudos e Capacitação (Brasília), José Eloir Denardin, e pelo chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, Alcides Arend.

Ainda pela manhã, serão abordados os temas da ampliação de uso e acesso ao mercado da produção agropecuária e a integração contratual para acesso a mercados: o exemplo dos consórcios e condomínios rurais, com, respectivamente, o engenheiro agrônomo e consultor, Benami Bacaltchuk, e o analista da Embrapa Estudos e Capacitação (Brasília), Rodolfo Osório de Oliveira. Está prevista para às 11h15min o pronunciamento do secretário estadual de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijnik, sobre políticas públicas para a diversificação da produção e da agroindustrialização.

Para finalizar o fórum, ocorrerá um debate sobre os assuntos abordados entre o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Ivar Pavan; o consultor técnico da Federação de Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul (Fecoagro), Tarcísio José Minetto; o presidente da Cooperativa Agropecuária Alto Uruguai (Cotrimaio), Amilton José Dotto; e o diretor presidente da Camera S/A Agroalimentos e Energia, Vanoli Kist; com mediação do assistente técnico da Emater/RS-Ascar, Luiz Ataides Jacobsen.

Faz parte ainda da programação eventos técnicos: a palestra sobre tendências de mercado das commodities do agrobusness, com o engenheiro agrônomo Luiz Ataídes Jacobsen, às 19h, de quinta-feira (1-12), no Auditório Municipal da Casa do Agricultor; e, no sábado (03-12), o Dia de Campo, a partir das 8h30min, na área da Expodinâmica, anexa ao Parque; e, às 14h, o julgamento morfológico da 4ª Mostra da Terneira.
Emater/RS-Ascar Regional Santa Rosa

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.