CI

Diversificar produção é saída para ampliar renda em MT

Pequenos produtores da Baixada Cuiabana apostam na diversificação da produção como alternativa


Pequenos produtores da Baixada Cuiabana apostam na diversificação da produção como alternativa para melhorar a renda nas propriedades. Alguns incluem até mesmo o cultivo de flores tropicais, como é o caso do produtor Paulo Benetti. Apenas com a produção de flores ele assegura uma renda mensal média de R$ 2 mil. “As flores são o carro chefe da produção na minha propriedade e ocupam 5 hectares, mas o meu desafio é conseguir tornar minha propriedade produtiva com a diversificação e verticalização da produção”. Na busca desse objetivo, Benetti passou a investir recentemente na piscicultura e também na pecuária leiteira.

Assim como ele, a pequena produtora Helena Belai tenta agregar valor aos produtos investindo no cultivo de plantas medicinais e na produção de frutas desidratadas e óleos essenciais sem o uso de agrotóxico, numa área de dois hectares em Cuiabá. “Estou aguardando agora a certificação da minha propriedade com o selo verde porque isso irá facilitar a comercialização dos meus produtos”.

De acordo com o organizador da Expopeq, Osvaldo Camera, essa diversificação na produção é transferida também para a exposição de animais e a feira dos produtos originários da agricultura familiar. Ele lembra que o produtor pode melhorar a renda com, por exemplo, a criação de pássaros ornamentais. “Do ano passado para cá, a venda de calopsita aumentou 600% em Cuiabá e hoje a demanda é dez vezes maior do que a oferta”.

Essa predileção da população por espécies raras e exóticas está fazendo o sucesso nos negócios no orquidário onde Mari Santos é gerente. No ano passado, foram inauguradas duas novas unidades no Estado, sendo uma na capital e outra no município de Lucas do Rio Verde, além das três já existentes em Campo Novo do Parecis, Sorriso e Primavera do Leste. “Nós trazemos as plantas e aclimatamos no Estado”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.