CI

Divulgado sequenciamento do genoma da batata

A batata é uma das culturas alimentares mais importantes do mundo


Foto: Eliza Maliszewski

Cientistas da Universidade e Pesquisa de Wageningen (WUR) e Solynta, a inventora do melhoramento híbrido de batata, publicaram a sequência do genoma mais completa para batatas até hoje. Um aspecto único é que tanto a sequência quanto o material vegetal estão disponíveis para pesquisa (sob condições específicas). Isso pode eventualmente resultar em uma batata que é mais resistente ao calor ou à seca ou tem maior resistência a doenças. 

A batata é uma das culturas alimentares mais importantes do mundo. Portanto, melhorias em seus recursos podem ter um grande impacto. No entanto, a leitura da estrutura do genoma da batata é extremamente complicada, pois uma batata normal consiste em quatro genomas, o que torna difícil determinar a posição dos genes. Uma pesquisa recente aplicou uma planta de batata real diplóide com um único genoma, um homozigoto, que torna mais fácil ler e comparar a sequência de bases do DNA. Esta planta, Solyntus, foi produzida como parte do programa de melhoramento de batata híbrida da Solynta. 

Richard Visser, professor do departamento de melhoramento de plantas da WUR, está animado com a nova sequência. “A sequência do genoma disponível anteriormente, que também ajudei a estabelecer, consistia em aproximadamente 125.000 pequenos segmentos. O genoma que apresentamos agora compreende 185 grandes segmentos. Esta é uma melhoria significativa que foi alcançada através de uma combinação de material vegetal exclusivo e novas técnicas de sequenciamento e análise. Embora a sequência anterior incluísse uma variedade selvagem de batata, agora usamos uma planta de batata real. Espero, e espero, que nosso trabalho acabe por levar a um processo de melhoramento de batata mais rápido e eficiente”, conclui. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.