CI

Doação e apresentação teatral marcam ação de Natal do Sindilat

Evento aconteceu nos dias 12 e 13 de dezembro


O Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat) realizou, nesta segunda e terça-feira (12 e 13 /12), ação de Natal em parceria com o Gabinete da Primeira Dama Maria Helena Sartori. A atividade incluiu projeto recreativo e doação de achocolatados, além de alimentos que serão destinados para a ceia das mais de 300 crianças que residem nos abrigos ligados à Fundação de Proteção Especial (FPE). A ação contou com apoio da Fetag, Farsul, Secretaria da Agricultura, Ministério da Agricultura, Fundesa e das empresas CCGL, Santa Clara e Italac. 

Neste ano, além de queijo e leite condensado para confecção de quitutes para a Noite de Natal, o Sindilat também articulou a doação de aves natalinas para as casas. A entrega simbólica das doações foi realizada na tarde desta terça-feira (13/12) no Abrigo Residencial de Ipanema, Zona Sul de Porto Alegre. 

Comovido pela emoção das crianças e adultos que acompanharam a solenidade, o presidente do Sindilat, Alexandre Guerra, fez entrega à primeira-dama dos kits infantis que, além de achocolatados e bebidas lácteas, continham as revistinhas Pedrinho & Lis, desenvolvidas pelo projeto Leite na Escola. As casas de acolhimento também receberam vaquinhas de pelúcia para garantir a recreação das crianças. Em seguida, foi a vez do Papai Noel fazer a festa, recendo abraço de crianças e adultos. Após a distribuição dos presentes, o Sindilat proporcionou a apresentação da peça teatral “Mimosa”, que conta os dilemas da uma vaca leiteira que faz “greve de leite” porque todos acham que o alimento vem da caixinha. “Fizemos essa ação com muito prazer. É um orgulho contribuir para que essas crianças tenham um momento lúdico diferenciado. Com ela ainda replicamos, em Porto Alegre, ações que muitas das empresas associadas ao Sindilat já realizam em seus municípios de origem”.

A ação de Natal do Sindilat foi realizada em quatro apresentações e recebeu mais de 300 pessoas. “Ao ver o olhar das crianças e os sorrisos com a chegada do Papai Noel temos certeza que todo o esforço é válido. A gente só tem a agradecer às pessoas que se envolvem e que trabalham para que as coisas realmente aconteçam”, agradeceu Maria Helena Sartori. Gratidão também expressa pelo presidente da Fundação de Proteção Especial, José Luis Borbosa. “Temos o Sindilat como nosso parceiro de longa data e, mais uma vez, podemos contar com as doações de laticínios no Natal. É um exemplo de como a iniciativa privada através de uma entidade sindical cumpre um papel social de complementar a receita orçamentária que o Estado hoje não tem”, frisou. 

A diretora do Núcleo de Abrigo Residencial (NAR) Ipanema, Santa Pacheco, agradeceu pela oportunidade cultural. Segundo ela, além dos alimentos, a peça teatral “foi uma oportunidade de recreação e cultura” dentro do abrigo que, atualmente conta com 74 crianças acolhidas. A diretora do NAR da Zona Leste, Vitiana Witti, avaliou a importância da iniciativa no imaginário infantil. “É muito propício que se tenha ações assim nesta época do ano. Elas tiram o foco das crianças que estão no acolhimento”, afirma. A diretora parabenizou ainda a maneira como o Sindilat propõe o incentivo do consumo do leite. “É uma alimentação própria para as crianças, e o teatro é uma maneira lúdica e positiva de ensiná-las sobre a importância de beber leite”.

Crédito: Carolina Jardine 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.