Docente foi homenageado por contribuição à ciência nematológica
CI
Agronegócio

Docente foi homenageado por contribuição à ciência nematológica

Por:
Durante a abertura do 30º Congresso Brasileiro de Nematologia, ocorrida em 24 de junho, na na Universidade Federal de Uberlândia (MG), Luiz Carlos Camargo Barbosa Ferraz, professor permissionário do Departamento de Fitopatologia e Nematologia (LFN), da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), recebeu o prêmio “Prof. Luiz Gonzaga E. Lordello”.


A láurea, destinada aos pesquisadores que tenham prestado relevantes serviços ao desenvolvimento da Ciência Nematológica no Brasil, foi entregue pela contribuição ao desenvolvimento da especialidade 'Nematologia de Plantas' no País ao longo dos 38 anos de carreira do professor Luiz Carlos, desenvolvida na UNESP e USP, bem como pelos serviços prestados à Sociedade Brasileira de Nematologia (SBN), onde ocupou todas as funções, exceto a de tesoureiro.


O prêmio foi entregue pela Presidente da SBN, Regina Gomes Carneiro, que atua como pesquisadora do Cenargen/Embrapa. Trata-se de um busto do professor Luiz Gonzaga E. Lordello, medindo 15 cm e confeccionado de forma artesanal. Na ocasião, o professor Luiz Carlos ainda ministrou a palestra “A SBN, quase aos quarenta: ser ou não ser!”.


Luiz Carlos Camargo Barbosa Ferraz possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (1972), mestrado em Entomologia pela Universidade de São Paulo (1977) e doutorado em Entomologia pela Universidade de São Paulo (1980), e tornou-se livre-docente em 1984. Atuou de 1972 a 1984 na FCAV-UNESP de Jaboticabal (SP) e depois (1984-2010) na USP/ESALQ, onde se aposentou em 2010 como professor titular. Acumulou experiência na área de Agronomia, especialmente em Fitossanidade, atuando principalmente na especialidade de Nematologia de Plantas, com ênfase à taxionomia, à relação parasito-hospedeiro e aos métodos de controle dos fitonematoides. Atualmente é permissionário junto ao setor de Nematologia do Departamento de Fitopatologia e Nematologia (LFN) da ESALQ.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink