CI

Documentário apresenta a produção de vinhos no Vale do São Francisco

História foram tema do segundo episódio da série de documentários Vinhos do Brasil


A história, as peculiaridades e os desafios da vitivinicultura do Vale do São Francisco, no Nordeste brasileiro, foram tema do segundo episódio da série de documentários Vinhos do Brasil, produzida e veiculada pela TV NBR. O trabalho foi resultado de uma parceria com a Embrapa.

O episódio destaca a região como um grande produtor e exportador de frutas, o que é possível por meio da irrigação, que utiliza as águas do rio São Francisco. Neste contexto é que se insere, ao lado do tradicional cultivo de uvas de mesa na região, também a produção de uvas finas para a elaboração de vinhos e espumantes com características do Semiárido. 

No vídeo, as pesquisadoras Patrícia Coelho de Souza Leão e Aline Biasoto Marques abordam alguns dos trabalhos realizados pela empresa na região. Patrícia fala das avaliações das variedades de videiras e sua adaptação ao ambiente semiárido. Também destaca o diferencial da região de poder colher uvas em qualquer época do ano. Já Aline explica os trabalhos que são desenvolvidos no Laboratório de Enologia da Unidade. Ela cita as características dos vinhos do Vale do São Francisco e os estudos que são feitos para oferecer novas alternativas para os produtores. 

Além dos estudos realizados pela Embrapa, o documentário mostra as experiências das vinícolas instaladas na região e o incentivo que a vitivinicultura dá ao desenvolvimento econômico e do enoturismo na região. Também apresenta os trabalhos de pesquisa e ensino na Escola do Vinho, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE).

A série Vinhos do Brasil foi idealizada por Bernardo Castro e dirigida por Alessandro Oliveira, que também realizou as entrevistas, e por Daniel Paranayba, responsável pela fotografia do documentário. O primeiro episódio abordou a vitivinicultura da Serra Gaúcha, realizado em parceria com a Embrapa Uva e Vinho (assista aqui). 

Clique aqui para assistir ao documentário Vinhos do Brasil – Vale do São Francisco.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.