Documentário destaca etanol brasileiro entre `energias do futuro´
CI
Agronegócio

Documentário destaca etanol brasileiro entre `energias do futuro´

“Earth 2050: fueling the future” apresenta o etanol de cana-de-açúcar como modelo de produção sustentável
Por:
“Earth 2050: fueling the future” apresenta o etanol de cana-de-açúcar como modelo de produção sustentável

Um dos mais importantes canais de TV por assinatura do mundo, o Canal Discovery, escolheu o Brasil para gravar um documentário que apresenta o etanol produzido a partir da cana-de-açúcar como modelo de produção sustentável e exemplo energético para o futuro. O segmento sobre o etanol, veiculado mundialmente no final de 2011, faz parte de uma série de três documentários patrocinados pela Shell, intitulada “Earth 2050: fueling the future” (“A Terra em 2050 – abastecendo o futuro”).

“Gravamos no Brasil por ser um País exemplo, pois reduziu significativamente suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) com o aumento da produção e da utilização do etanol de cana-de-açúcar,” explica Lilibet Foster, diretora responsável pelo documentário. Em seu currículo constam indicações ao Oscar e ao “Independent Spirit Awards” pelos documentários “Speaking in Strings” e “Soul in the Hole,” títulos ainda sem previsão para exibição no Brasil.

O roteiro do documentário revela que em 2050 a população mundial deverá alcançar nove bilhões de pessoas, dois bilhões a mais do que a atual. Este cenário exigirá ações inovadoras que garantam um futuro energético mais sustentável, no qual o etanol de cana-de-açúcar assumirá um papel cada vez mais relevante.

Copersucar e Raízen

As imagens para o segmento sobre o etanol brasileiro foram produzidas nos dias 20 e 21/10 nas usinas São Manoel, filiada à Copersucar, e Barra Bonita, da Raízen, ambas associadas à UNICA. Um dos especialistas entrevistados para o programa foi o professor Isaías Macedo, do Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (Nipe), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Macedo lembra que consumir biocombustíveis e usar racionalmente a energia disponível hoje são as duas melhores opções para diminuir as emissões de gases de efeito estufa. Neste contexto, avalia, o etanol de cana brasileiro tem um papel muito relevante. “Embora esta noção esteja bem difundida, é importante divulgar as análises sobre o etanol, sua produção e perspectivas de avanços no Brasil,” afirma.
Bioeletricidade

O presidente da usina São Manoel, Carlos Dinucci, também participou das gravações, detalhando para a Discovery o funcionamento diário de uma estrutura de processamento de cana-de-açúcar. “Mostramos todos os processos produtivos do etanol, dos canaviais à indústria. Eles puderam comprovar na prática por que a cana é considerada uma das matérias primas mais sustentáveis do mundo para a fabricação de combustível automotivo,” explicou. 

Assista trecho da série (em inglês) produzida pelo Canal Discovery.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.