CI

Doença em porcos é investigada

Peste Suína Clássica é altamente contagiosa e pode dizimar criatórios inteiros em poucos dias


Técnicos da Agência de Defesa Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron) iniciaram uma investigação soroepidemiológica que pode atrair investimentos para Rondônia, caso as amostras de sangue dos porcos não indiquem a presença da Peste Suína Clássica (PSC). A doença é altamente contagiosa e pode dizimar criatórios inteiros em poucos dias.

Nesta primeira fase, o trabalho está sendo realizado em pequenas propriedades, onde a criação de porcos é destinada basicamente para a subsistência e as vendas de animais são realizadas com pouca frequência.

O sítio de Levino Pinheiro dos Santos é uma das mais de 340 propriedades que devem ser vistoriadas pelos técnicos da Idaron até o dia 28 de fevereiro, quando o inquérito de PSC deve ser concluído em Rondônia.

A propriedade de seu Levino foi escolhida porque está a menos de 500 metros do lixão de Ariquemes e é considerada uma área de risco. “Eu fico contente do pessoal estar preocupado com a nossa criação. Eu mesmo protejo e mantenho os meus porcos bem cuidados, mas vai saber o que as pessoas jogam nesse lixão”, conta agricultor.

Para os exames laboratoriais, pequenas amostras de sangue são retiradas dos animais com mais de sete meses de vida. “O objetivo é mostrar ao Ministério da Agricultura que Rondônia não tem a circulação do vírus da peste suína e que o nosso rebanho está saudável e apto para comercialização”, explica o veterinário da Idaron, Murilo Freitas.

Além de Rondônia, fazem parte da zona livre de PSC os Estados de: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, onde está concentrada a maior parte das propriedades e suínos do território nacional; São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.