CI

Doenças ortopédicas afetam produtores rurais, diz traumatologista

Os males são, basicamente, originados ou agravados pela falta de cuidados na hora das atividades


O aumento no número de produtores rurais com doenças ortopédicas crônicas causadas por vícios de postura e uso de equipamentos pesados, instrumentos de maneira equivocada, além de horas e horas de trabalho sem descanso. A MB Comunicação Empresarial divulgou um estudo que relata que, a natureza do trabalho agrícola aumenta o surgimento de problemas desta natureza, pois mesmo com o avanço da tecnologia, demanda grande esforço no desenvolvimento das atividades.

Conforme o médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann os principais problemas ortopédicos nesse público afetam a coluna vertebral, tais como hérnias discais, compressão de nervos, desgastes ósseos e problemas de joelho e ombro. Os males são, basicamente, originados ou agravados pela falta de cuidados na hora das atividades. Reichmann menciona que os problemas no joelho são muito comuns, como as fraturas, lesões ligamentares e meniscais em função de traumatismos comuns durante as jornadas de trabalho e decorrentes do futebol - principal diversão no meio rural. Também são muito comuns os problemas de ombro, como a síndrome do impacto devido ao grande esforço praticado com os membros superiores.

Richmann ainda ressalta que, os vícios de postura contribuem com grande parte dos problemas.  “Em função de fatores intrínsecos, a agricultura é uma das atividades que mais sobrecarga causa no sistema musculoesquelético, por exigir grande vigor e força física, e pelo período prolongado de tempo, ou seja, o trabalhador rural trabalha de sol a sol em atividade que exige muito do seu aparelho locomotor”, explicita o médico.

O risco de lesões pode ser minimizado se o produtor rural utilizar os equipamentos e ferramentas adequadas, evitando a sobrecarga e as lesões. Entre os males da coluna, joelho e ombro, os traumatismos mais fáceis de prevenir são os da articulação do joelho, evitando pancadas ou entorses com mecanismo de alavanca. Os males mais difíceis de curar são os da coluna vertebral, pois quando se exteriorizam a doença normalmente está em fase avançada e às vezes mesmo os melhores tratamentos não são eficazes para curá-los.  “Proteger a coluna vertebral usando cintos protetores nos grandes esforços seria uma das formas mais eficazes de prevenção”, orienta Reichmann.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.