CI

Dólar alto provoca aumento na venda da soja brasileira

“Na quarta-feira, um dólar atingiu o valor de R $ 4,20"


O período de desvalorização do real perante o dólar fez com que os agricultores brasileiros vendessem a sua soja, tanto a nova quanto à velha. Foi isso que informou o especialista Luis Vieira, em um texto que foi publicado no portal agriculture.com. 

“Na quarta-feira, um dólar atingiu o valor de R $ 4,20. Embora o impacto possa ser moderado na área de soja ou milho, uma moeda mais fraca é sempre preferida pelos agricultores brasileiros, porque suas colheitas são exportadas principalmente, cotadas em dólares americanos. Portanto, o dinheiro que eles recebem e gastam vale mais no final do dia”, escreveu. 

Além disso, ele sinalizou também que outro aspecto favorável que ocorre na economia brasileira é que as taxas de juros também são as mais baixas da história, com 5% ao ano. Após outubro desinflado, o Banco Central do país reagiu com um corte de 0,5% pontos percentuais nas taxas de juros nominais. “Foi o que o presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, atribuiu pela desvalorização. Por outro lado, o governo tem cortado subsídios para investimentos em máquinas agrícolas”, completou. 

“Tudo isso ajudará a aumentar um pouco a produção. A tendência com subsídio limitado do governo é que os agricultores estão usando mais operações de troca. É tudo o que os corretores de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul estão dizendo”, disse Luiz Pacheco, da T&F Consultoria Agroeconômica.

Para concluir, a consultoria INTL FCStone também aumentou a projeção da produção de soja no Brasil para 121,8 milhões de toneladas, também citando uma provável demanda crescente internamente por biodiesel e todos os tipos de carne. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.