CI

Dólar provoca alta da soja

Cautela do mercado antes do julgamento do ex-presidente Lula


As cotações da soja tiveram na segunda-feira (22.01) um dia de ganhos nos preços do mercado físico brasileiro, realinhando com o viés altista da Bolsa de Chicago (CBOT). De acordo com a T&F Consultoria Agroeconômica e pesquisa do Cepea, em média os preços subiram 0,08% nos portos e 0,52% no interior.

O analista da T&F, Luiz Fernando Pacheco, aponta que a alta nos preços domésticos foi provocada pela elevação de 0,25% na cotação do dólar, em função da cautela do mercado antes do julgamento do ex-presidente Lula (que ocorre nesta quarta-feira no TRF4). O especialista acrescenta ainda a alta de 0,60% na cotação da Bolsa de Chicago (diante do aumento da seca na Argentina).

“Como dissemos, o julgamento do Lula é a primeira possibilidade de alta da cotação do dólar neste ano. As outras são a luta pela aprovação da Reforma da Previdência (no mês de fevereiro) e o sobe e desce das disputas eleitorais para a presidência da República e outros cargos. Nestes casos o agricultor/vendedor de soja deverá aproveitar os picos das cotações do dólar, sem esperar uma subida continuada (que muito provavelmente não deverá ocorrer)”, projeta Pacheco.

Ainda de acordo com o analista da T&F Consultoria Agroeconômica, do lado fundamental a perspectiva de redução de 7,0 milhões de toneladas na produção argentina de soja (entre o inicialmente esperado e o que o mercado estima hoje), “deverá continuar elevando as cotações de Chicago até que o mercado perceba uma volta do equilíbrio no quadro de oferta & demanda, a médio e longo prazos”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.