CI

Dourados (MS) tem 80% da área de soja plantada

Emboras as chuvas tenham ficado escassas, o plantio da soja na região segue acelerado


Emboras as chuvas tenham ficado escassas nos últimos 15 dias, o plantio da soja na região de Dourados (MS) segue acelerado e já atinge em torno de 80% da área prevista, de acordo com levantamento da assistência técnica. Até o final do mês toda a área estará semeada, mesmo que o clima não colabore.

Segundo os técnicos, entre 40 e 50% das lavouras já germinaram e o restante "ainda está no chão" esperando que as chuvas voltem ao sul do Estado de forma mais intensa como no final de outubro e início de novembro. Neste mês, até agora, choveu 76,6 milímetros, conforme a Embrapa Agropecuária Oeste.

No final de semana a frente fria causou mais queda na temperatura do que precipitações, que foram isoladas na Grande Dourados, apesar do tempo nublado. Em algumas áreas de Rio Brilhante, por exemplo, ocorreram chuvas entre 40 e 50 milímetros no domingo.

Neste ano os agricultores do sul do Estado anteciparam em duas semanas o início do plantio da soja, aproveitando o clima favorável da segunda quinzena de outubro. Além de colher mais cedo – conseguindo preços melhores, eles tentam escapar do ataque do fungo da ferrugem asiática, que ataca com mais intensidade em dezembro.

Vizinho

Em Mato Grosso, maior produtor brasileiro de soja, os principais municípios já estão finalizando o plantio da safra 2006/2007. Lucas do Rio Verde, no norte do Estado, já está com 98% de área plantada; em Tapurah, alcança 95%, segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agrícola, da Federação da Agricultura e Pecuária (Famato).

Em Primavera do Leste e Sorriso, o plantio atinge 90%; em Ipiranga do Norte, Sinop e Sapezal, 95%, e nas regiões de Campo Novo do Parecis, a área plantada chega a 75%.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.