CI

Drones auxiliam desde a detecção até o diagnóstico

"Topografia, solo, água e histórico de gestão são conjuntos de dados essenciais para tomar decisões sobre as culturas"


A utilização dos drones auxiliam a agricultura desde a detecção do problema até o diagnóstico, de acordo com um artigo publicado pelo portal especializado www.hortalizas.com. Segundo o texto, alguns dos benefícios são a captura de dados é quase em tempo real e a pedido, as imagens podem ter uma resolução extremamente alta e os sensores de última geração podem ser implementados quase que imediatamente. 

“Topografia, solo, água e histórico de gestão são conjuntos de dados essenciais para tomar decisões sobre as culturas. Normalmente, as imagens desempenham um papel de apoio menos importante em tais decisões; mas nos casos em que as imagens são essenciais para o manejo de culturas, é necessário fornecer informações para trabalhar rapidamente. Embora as imagens de satélite tenham melhorado com as dezenas de satélites que foram colocados no espaço para aumentar a frequência das imagens, eles ainda não podem fornecer dados que funcionem em um dia”, diz o texto. 

Na questão da resolução extrema, a maioria dos drones para agricultura pode voar de forma autônoma a uma altitude entre 91 e 122 metros para gerar um mapa eficiente de todo o campo, com métricas de som muito impressionantes. “A medida mais comum da resolução da imagem de sensoriamento remoto é a distância de amostragem do solo (GSD) ou a distância entre os centros de pixels medidos no solo. A maioria dos pequenos drones está atualmente produzindo pixels variando de 2 a 5 cm dessas altitudes”, comenta. 

“Os drones para agricultura já são o resultado da aeronáutica, robótica, óptica, sensoriamento remoto, agronomia e muitas outras disciplinas necessárias para gerar máquinas de detecção tão completas. Nos últimos anos, adicionamos a capacidade de usar luz infravermelha próxima (em câmeras com conversão NIR) e luz de borda vermelha (em sistemas multiespectrais). Isso tornou possível para os drones enxergarem mais do que o olho humano”, conclui. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.