Drones e helicópteros são realidade para aplicar defensivos

TECNOLOGIA

Drones e helicópteros são realidade para aplicar defensivos

. “Nós trabalhamos com áreas grandes, então com o sobrevoo fica mais fácil de detectar alguma mancha"
Por: -Leonardo Gottems
876 acessos

O uso de tecnologias como drones e helicópteros já são realidade na aplicação de defensivos agrícolas. De acordo com o agrônomo Mikael Rodrigues, produtores do estado do Mato Grosso conseguem reduzir o uso de defensivos agrícolas em até 70% usando principalmente os drones na pulverização. 

Segundo ele, a utilização dessas tecnologias possibilita que os agricultores consigam buscar outras alternativas que consigam facilitar a aplicação de defensivos em dias chuvosos ou de seca. “Eles ajudam esses produtores a lidarem com a meteorologia, em dias nublados e a direção do vento também”, comenta. 

Já o técnico agrícola Gilvan Froes, explica que na fazenda onde ele trabalha os funcionários utilizam os drones para procurar novas pragas na lavoura. “Nós trabalhamos com áreas grandes, então com o sobrevoo fica mais fácil de detectar alguma mancha”, afirma. 

No caso do helicóptero, o engenheiro agrônomo, mestre e doutor em tecnologia de aplicação de produtos fitossanitários Henrique Campos, consultor da Sabri – Sabedoria Agrícola, explica que ele pode ser utilizado para substituir o avião em situações específicas. Nesse cenário, ele pode ser um novo aliado para os pecuaristas. 

“Eu realmente fiquei surpreso. Sempre fiz trabalhos com aviões e a gente foi avaliar agora um helicóptero para a gente posicionar ele nas aplicações de herbicidas em pastagens. E do ponto de vista de segurança, como tamanho de gota para evitar a deriva, qualidade da deposição, eu fiquei surpreso. E também a facilidade para se utilizar o helicóptero em áreas onde o pecuarista não tem estrutura, como, por exemplo, uma pista. Perto do próprio caminhão abastecedor ele já pousa e isso facilita muito, junto com os ganhos em qualidade”, conclui.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink