CI

Duas lavouras transgênicas são interditadas no Sudoeste do PR


Duas lavouras de soja transgênica no Sudoeste do Paraná foram interditadas cautelarmente pelo Núcleo Regional de Pato Branco da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab). Ambas estão localizadas no município de Coronel Vivida e apresentavam indícios de uso do glifosato, agrotóxico que necessita de cadastro prévio no Paraná. As amostras recolhidas passarão por análises e os proprietários estão sujeitos a multas.

Os responsáveis pelas lavouras transgênicas pulverizadas com o glifosato serão notificados sobre as interdições preventivas das plantações e deverão comunicar o dia da colheita e armazenar, em separado, os grãos colhidos. A fiscalização fará nova coleta dos grãos transgênicos para se apurar o nível de resíduo do glifosato. Caso a análise acuse um resíduo superior ao legalmente estabelecido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (10 mg/kg), toda a colheita será considerada imprópria ao comércio.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.