Dupla aptidão são os atrativos das novas raças de leilão em Alagoas

Agronegócio

Dupla aptidão são os atrativos das novas raças de leilão em Alagoas

1º Leilão Alagoas Genética Elite ocorrerá no próximo dia 14
Por: -Joana
6114 acessos
Os criadores que ainda tiverem dúvida sobre a rentabilidade e a aptidão das raças Tabauã, Sindi e Guzerá terão a oportunidade de ver de perto as qualidades desses animais. Todos eles estarão reunidos no 1º Leilão Alagoas Genética Elite, que ocorrerá no próximo dia 14, no tattersal de elite Ulisses Cansanção, do Parque da Pecuária, em Maceió.


O leilão, promovido pela Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), vai ofertar ainda bovinos das raças Nelore e Gir leiteiro. De acordo com Domício Silva, presidente da ACA, a ideia de promover o remate surgiu durante o planejamento da Expoalagoas Genética 2011 com o intuito de integrar o maior número de criadores num evento feito especialmente para eles.

Diferente da tradicional Expoagro, que é promovida no segundo semestre do ano, a Expoalagoas Genética está estritamente volta para capacitação dos criadores, para por em debate o mercado das diversas raças, além de ser uma excelente oportunidade de fazer negócios. “Nosso objetivo parece que foi alcançado. Conseguimos mobilizar criadores de todo estado a participar da exposição e do leilão em si, mostrando o que Alagoas tem de melhor”, ressaltou Silva.


Características
Com a experiência em remates pelo Brasil a fora, o diretor de eventos da ACA e diretor-geral da Agreste Leilões, Rodrigo Loureiro, explicou que o diferencial dos bovinos das raças Tabapuã, Sindi, Guzerá e Gir leiteiro é a dupla aptidão. Ou seja, tanto produzem carne como leite.

“A raça Tabapuã é conhecida em Alagoas e tem como principal característica a produção de Carne. Já a raça Sindi é nova em nosso estado, mas com um sucesso muito grande em todo o Brasil. Tem dupla aptidão e possui uma resistência a seca muito grande”, informou Loureiro.


Outra raça que não é muito conhecida em Alagoas, mas ganhou bastante notoriedade no setor, no ano passado, foram os bovinos Guzerá. A raça, dócil, é catalogada como a mais antiga do mundo. Um animal grande, que produz grande quantidade de leite e por consequência uma habilidade materna pouco encontrada em outros bovinos.

“Na Expoagro 2010 tivemos um leilão da raça Guzerá que foi um sucesso. Os criadores Fellipe e João Vitor Moreira mostraram a qualidade de seu rebanho e já confirmaram presença nesse novo remate. Temos uma genética de peso”, reformou Loureiro.

O 1º Leilão Alagoas Genética Elite terá ao todo 50 lotes e ainda a participação de eqüinos das raças mangalarga marchador, quarto de milha e paint horse. Informações: Agreste Leilões – (82) 3036 7070.

As informações são da BCCOM Comunicação

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink