DuPont apresenta seu “Programa Café” para o Triângulo Mineiro
CI
Agronegócio

DuPont apresenta seu “Programa Café” para o Triângulo Mineiro

Companhia mostra diferenciais de suas tecnologias de última geração
Por:

Companhia mostra diferenciais de suas tecnologias de última geração para controle das principais pragas e o manejo preventivo das doenças do cafeeiro
 
Segundo a empresa, Programa resultou um aumento de produtividade de até 6 sacas por hectare

No período de 18 a 20 de março a DuPont apresenta na 19ª edição da Fenicafé, em Araguari (MG), um novo conceito para controle de pragas e o manejo preventivo de doenças do cafeeiro. Segundo a companhia – conhecida mundialmente por sua plataforma empresarial amparada na Ciência -, seu Programa Café é baseado na entrega de resultados ao produtor e vem sendo adotado com sucesso em diversas lavouras do Triângulo Mineiro. 
 
De acordo com Luiz Wanderlei Braga, gerente de produtos da companhia, a metodologia DuPont Programa Café foi aplicada em cerca de 375 mil hectares da cultura na safra 2013/14. “Tivemos resultados acima da média no controle das doenças ferrugem e cercospora e da praga bicho-mineiro”, ressalta Braga.
 
O engenheiro agrônomo da DuPont explica que o DuPont Programa Café apoia-se no uso correto e seguro de tecnologias, das quais se destacam as marcas  Aproach® Prima, fungicida e Altacor®, inseticida.
 
 “Os produtos da DuPont para a cultura do café têm dado enorme contribuição para o produtor aumentar sua produtividade. Houve lavouras em que o agricultor colheu 6 sacas a mais por hectare”, ressalta o gerente.
 
“A gente vem trabalhando com muito sucesso”, endossa o cafeicultor Guilherme Marcheti, da Fazenda Santa Edwirges, em Carmo da Cachoeira (MG). Para o produtor William Yassuo Moriyama, da Fazenda Sonho Meu, em Patos de Minas, “a DuPont está trazendo bons resultados”.
 
Lançado há menos de dois anos para a cafeicultura, o fungicida Aproach® Prima reúne diferenciais tecnológicos de ponta: é rapidamente absorvido com ação no interior da planta e resistente à lavagem por chuvas por exemplo. Graças a esse atributo, controla com alta eficácia e prolongados períodos a ferrugem e a cercospora. mesmo nos períodos de forte intensidade pluviométrica.
 
A ferrugem, por sinal, é tida como a mais complexa doença do cafeeiro nacional – ataca folhas da planta, provoca manchas de coloração amarela e laranja e espalha-se em poucos dias pela lavoura, com efeito devastador. A cercosporiose, igualmente preocupante, assume característica endêmica quando há condições de seca e solo enfraquecido, com danos significativos às plantas.
 
Cafeicultores de todo o Brasil relatam o sucesso em suas lavouras com o uso de Aproach® Prima, que previne o surgimento de doenças e proporciona qualidade e produtividade para o cafeeiro. “A DuPont vem investindo continuamente na linha de café com produtos de extrema qualidade, eficácia e eficiência”, ressalta o produtor Diogo Tudela, da Fazenda Castelhana, em Monte Carmelho (MG).
 
De acordo com o agricultor Henrique de Souza, da Fazenda Macaúbas de Cima, localizada em Patrocínio (MG), Aproach® Prima tem apresentado níveis de controle muito satisfatórios. Luiz Eduardo de Rezende, da Fazenda do Brejo (Carmo da Cachoeira/MG), afirma que em sua lavoura obteve resultados superiores a custo inferior ao de outras safras.
 
Além do Aproach® Prima, a companhia focalizará no evento o inseticida Altacor®, empregado com sucesso no controle do bicho-mineiro, um inseto-praga encontrado nas principais regiões produtoras. “O produto se consolidou pela evolução tecnológica que trouxe na proteção da cafeicultura ante dessa praga”, resume Luiz Braga. “Com o uso correto e seguro de Altacor®, o cafezal tem aumentada sua população de insetos benéficos. O produtor fica mais tranquilo porque as plantas ganham vigor e produzem grãos de qualidade superior”, continua.
 
Promovida pela Associação de Cafeicultores de Araguari (ACA) e a Federação dos Cafeicultores do Cerrado, com apoio da Embrapa Café e Prefeitura Municipal, a Fenicafé ocorre no Pica-Pau Country Club, das 8h00 às 18h00.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink