CI

É impossível viver sem transgênicos, diz especialista

"Na agricultura, enxertar uma espécie em outra sempre foi feito"


O pesquisador e professor do Instituto de Biologia Celular e Molecular de Plantas da Universidade Politécnica de Valência, na Espanha, José Miguel Mulet, afirmou que atualmente seria impossível viver sem transgênicos. De acordo com ele, a técnica de enxertar uma espécie em outra já é antiga na agricultura. 

"Na agricultura, enxertar uma espécie em outra sempre foi feito, modificando assim o genoma da espécie. Mas se fizermos isso em um laboratório, é considerada tecnologia transgênica e o debate surge. Ninguém quer transgênicos. É uma tecnologia que tem uma reputação muito ruim porque muitas das informações que circulam sobre este assunto são desprovidas de qualquer base científica. É uma mera repetição de tópico”, comenta. 

A troca de genes na natureza, conhecida como transferência horizontal, é bastante comum na natureza. Segundo ele, que um alimento é geneticamente modificado é bastante comum, a controvérsia surge em como essa alteração foi feita. "Hoje seria impossível viver sem transgênicos. O problema surge quando um alimento é colocado no rótulo como transgênico. Portanto, o problema é burocrático”, indica. 

Mulet lembra como esta tecnologia tem sido demonizada durante anos e que catástrofes sanitárias autênticas foram previstas. "Vinte anos depois, essas previsões chegaram a nada. Não houve nenhum problema de saúde derivado de seu consumo". E nesta linha, considera que os movimentos contra respondem a "critérios de marketing". 

Hoje, novas tecnologias estão sendo desenvolvidas para superar as transgênicas, ou complementá-las, como a tecnologia CRISPR, que permite aos pesquisadores alterar sequências de DNA e modificar a função dos genes. "Paradoxalmente, essas novas tecnologias não estão tendo tanto ruído de mídia simplesmente por causa de uma circunstância circunstancial", completa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.