É possível prever quais plantas serão invasoras?
CME MILHO (DEZ/20) US$ 4,200 (0,72%)
| Dólar (compra) R$ 5,63 (0,59%)

Imagem: Germani Concenço

INOVAÇÃO

É possível prever quais plantas serão invasoras?

Cientistas tentam usar a tecnologia para isso
Por: -Leonardo Gottems
188 acessos

Uma nova pesquisa da Universidade de Vermont (UVM) fornece informações para ajudar a prever quais plantas podem se tornar invasoras em uma determinada comunidade. Os resultados mostraram que as plantas não nativas têm maior probabilidade de se tornarem invasoras quando possuem características biológicas diferentes das da comunidade nativa e que a altura da planta pode ser uma vantagem competitiva. 

"As espécies invasoras podem ter um efeito devastador em nossos ecossistemas naturais e causar problemas ambientais e econômicos de longo prazo", disse Jane Molofsky, professora do Departamento de Biologia Vegetal da UVM e autora principal do estudo publicado em 6 de novembro de 2018 na  Nature Communications. "Nosso objetivo era tirar vantagem de big data e técnicas estatísticas para avaliar esse problema de uma maneira nova, comparando características de plantas nativas e não nativas em uma variedade de comunidades de plantas”, completou. 

Trabalhando com uma equipe de colaboradores internacionais, Molofsky e seus colegas da UVM exploraram as diferenças nas características biológicas de 1.855 espécies de plantas nativas e não nativas em seis diferentes tipos de habitat na Europa central temperada. 

Em cada tipo de habitat, os autores compararam as características de plantas nativas e não nativas. Das plantas não nativas, eles observaram diferenças entre aquelas que "naturalizaram", o que significa que se reproduzem na natureza sem intervenção humana direta, mas não se espalharam de forma agressiva, e as espécies invasoras, aquelas que se espalharam por muito tempo distâncias e muitas vezes causam sérios danos ao ecossistema. 

Anúncios que podem lhe interessar


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink