CI

É possível reduzir os danos causados por javalis?

Entenda como reduzir o prejuízo


Foto: Pixabay

Os danos causados por javalis podem ser reduzidos por meio da aplicação de métodos letais que controlem a população desses animais e/ou por meio de métodos de manejo ambiental, eliminando ou alterando os recursos utilizados, como a construção de cercas ao redor da área de interesse e/ou de valas para limitar o acesso ou circulação dos animais.

As cercas, principalmente as elétricas, geralmente são muito eficazes em reduzir os danos causados por javalis, embora possam ter alto custo de instalação e manutenção. Recomenda-se que as cercas tenham uma altura mínima de 1,2 m, sejam robustas e resistentes, de malha de arame, de menor
tamanho possível e com a adição de um fio eletrificado entre 15 cm a 20 cm do chão. As cercas elétricas simples com apenas alguns fios eletrificados representam uma opção mais barata e mais fácil de instalar do que cercas de arame tradicionais. Os modelos que consistem em apenas dois fios, um eletrificado a 20 cm e outro a 45 cm acima do chão já são eficazes.

A opção pelas cercas, principalmente as elétricas, demanda inspeção constante e manutenção, especialmente para prevenir o crescimento de vegetação capaz de afetar o sistema elétrico. Recomenda-se também o uso de placas informativas sobre a eletrificação para evitar acidentes. Em áreas de criação de cabras e ovelhas, as cercas convencionais (não elétricas) devem ser feitas de alambrados ou ter entre 10 cm e 15 cm de espaçamento. As cercas devem ter pelo menos 90 cm de altura, e a parte de baixo desta deve ser firmemente esticada sobre a superfície do solo ou enterrada.

Para evitar a entrada de javalis em granja de suínos, são recomendadas cercas de exclusão de, no mínimo, 1,8 m de altura, com as seguintes características: tela malha 7 e fio de 12 mm; fio de sustentação de 5 mm a cada 40 cm de altura da cerca; reforço na parte inferior, podendo ser dupla; mureta de alvenaria ou a tela , que deve ser enterrada em 40 cm para evitar que os javalis passem por baixo da cerca; três ou quatro fios de arames farpados na extremidade superior.

Nas criações de animais, o confinamento ou o estabelecimento de zona de exclusão entre as áreas de criação e as áreas de incidência de javalis são medidas importantes para reduzir os danos. É também recomendada a instalação de áreas bem protegidas para a maternidade de animais domésticos, distantes das áreas mais utilizadas pelos javalis. A classificação dos animais por idade pode melhorar a seleção das áreas de criação e manutenção de programas de sanidade. O uso de cães pastores também pode auxiliar.

Em plantações, além do uso de cercas, a mitigação de danos pode ser feita aproximando as plantações das residências e afastando-a de possíveis locais usados pelos javalis como abrigo. Com o devido planejamento do plantio, pode ser possível reduzir o espaço em que os javalis permanecem, sem serem visualizados, fato que dificulta o controle. Além disso, deve-se buscar reduzir as sobras de colheita no campo, a fim de diminuir a oferta de alimentos para
estes suídeos.

informações são do iBAMA.

MAIS

Ataques de porcos selvagens comprometem lavouras de milho

Javalis devoram lavouras e causam prejuízos imensos
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.