CI

É pouco provável que os produtores consigam iniciar o plantio da safra de soja assim que encerrar vazio sanitário em MT

Nos dias 19 a 24 de agosto, os modelos meteorológicos apontam que não deve haver chuvas volumosas neste período


A expectativa é que os produtores rurais não consigam iniciar o plantio da safra de soja 19/20 após o encerramento do vazio sanitário no Mato Grosso. Segundo a Diretora do Rural Tecnologia, Cristina Queiroz, não tem indicativo de chuvas nos modelos climáticos. “A tendência que a meteorologia mostra é que precipitações em bons volumes será somente a partir de outubro”, afirma

De acordo com modelos meteorológicos do Oráculo Meteorologia, com base nos dias 14 a 19 de agosto, mostra que os acumulados de chuvas estão somente no estado de Roraima. “Algumas condições de chuvas pontuais são observadas nos estados de Santa Catarina e Rio de Grande do Sul e a expectativa são de temperaturas elevadas na maioria do Centro-Oeste e mínimas no sul do País”, comenta.

Nos dias 19 a 24 de agosto, os modelos meteorológicos apontam que não deve haver chuvas volumosas neste período. “As temperaturas vão estar mais elevadas no Centro-Oeste e as mínimas no sul do país vão aumentar. Podemos ver que tem uma formação no oceano e começam a se confrontar no norte do Brasil”, ressalta.

Já no período de 24 a 29 de agosto, os acumulados de chuvas no Norte do país começam a se dissipar. “Podemos observar que é um sinal de que as precipitações querem chegar, mas nós estamos em um ano de normalidade climática e é mais difícil prever o que vai acontecer”, aponta.

Para Nobres (MT), considerando um plantio de soja no dia 05 de outubro, com ciclo de 110 dias é possível perceber que os volumes de chuvas começam a melhor a partir desse período. “Diferente no ano passado, o produtor rural vai precisar ter um pouco de cautela para iniciar os trabalhos de campo”, comenta.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.