CI

É preciso investir para evitar perdas futuras se preço do grão baixar

Espaço nas exportações não será perdido por conta da demanda por alimentos


Para alguns especialistas, o espaço nas exportações não será perdido por conta da demanda por alimentos, o que pode ocorrer é uma perda de rentabilidade se os preços da soja “despencarem”.

Conforme o economista Vitor Galesso, de fato Mato Grosso tem muito a perder em competitividade se nada for feito. Ele salienta que não é apenas o governo federal quem deve fazer investimentos, mas também o estadual e o setor privado. “Tem que se mexer o quanto antes, pois uma nova crise como em 2004/2005 pode vir no setor. Espaço nas exportações o Estado não perderá e os envios não cairão, mas o problema maior será se os preços caírem. A demanda por alimentos está perto da produção, o que leva hoje a uma maré positiva. O setor e as empresas estão surfando nela, mas é preciso lembrar de investir, principalmente armazenagem”.

O analista de mercado do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Cleber Noronha, comunga da ideia. “Os Estados Unidos, assim como a China, consomem mais que produzem, além do mais a qualidade do grão é inferior a nossa”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.