CI

EaD SENAR comemora 200 mil alunos

A EaD SENAR é uma iniciativa que leva ao meio rural as facilidades da aprendizagem pela internet de forma gratuita, contribuindo para a formação e profissionalização de quem vive longe dos centros urbanos


Uma imensa sala de aula que está transformando o cenário do meio rural. São 17 cursos à distância oferecidos pelo SENAR, focados em uma vida melhor para os brasileiros que vivem no campo

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural comemora o sucesso da educação à distância que está transformando a vida de homens e mulheres do campo. Em menos de três anos, a EaD SENAR contabiliza 200 mil matrículas de todas as regiões do Brasil, em seus 17 cursos. Só de Santa Catarina foram quase 10 mil matriculados nesse período, sendo a maioria mulheres. A EaD SENAR, criada em 2010, é uma iniciativa inédita do Sistema CNA/SENAR, que leva ao meio rural as facilidades da aprendizagem pela internet de forma gratuita, contribuindo para a formação e profissionalização de quem vive longe dos centros urbanos.

Para o Secretário Executivo do SENAR, Daniel Carrara, a EaD é grande impulsionadora do crescimento pessoal e profissional dos brasileiros do meio rural.  “Ela permite uma eficaz combinação de estudo e trabalho, garantindo a permanência do aluno em seu próprio ambiente. O aluno passa a ser sujeito ativo em sua formação. Ele escolhe o melhor horário para estudar e a aprendizagem ocorre no mesmo ambiente em que ele trabalha e vive. É um processo de formação profissional onde o aluno une teoria e prática”, enfatiza Carrara.

Tatiane Muller, do Rio Grande do Sul, é uma das alunas da EaD SENAR; ela fez o curso Negócio Certo Rural para conhecer melhor a organização da propriedade e, a partir daí, procurou outros cursos para se capacitar. “Essa é uma forma nova de incentivar o pequeno produtor a ter um melhor desempenho na propriedade”, destaca.

Falta de computador não é empecilho

Os dados do SENAR apontam que a vontade de aprender é maior que as dificuldades. “Quem não dispõe de computador em casa vai para o sindicato rural ou para uma lan house. Para a grande maioria dos participantes, os conhecimentos adquiridos são considerados de aplicação imediata. E o que é melhor, com certificado de um dos mais importantes centros de qualificação rural do Brasil”, explica o assessor técnico do SENAR, Solon de Lucena Neto, o sucesso da EaD SENAR, que, em julho de 2013, conquistou o Prêmio e-Learning Brasil pelo segundo ano consecutivo.

EaD SENAR

Os cursos são divididos em quatro programas - Qualidade de Vida, Inclusão Digital, Escola do Pensamento Agropecuário e Empreendedorismo e Gestão de Negócios. Todos contam com o auxílio de tutores e monitores que acompanham a todo o momento o desempenho do aluno. Entre os assuntos abordados na programação dos cursos há desde conceitos para promover a Saúde Rural até os direitos e deveres dos trabalhadores e as políticas públicas da agricultura brasileira.

A grade também oferece noções de informática para despertar nas pessoas do meio rural a autonomia necessária na busca por informações que precisam e, assim, obter melhores resultados na gestão de seus negócios. Todos os programas e detalhes sobre cada um dos cursos estão disponíveis no Portal EaD Senar: www.canaldoprodutor.com.br/eadsenar. O site permite que o usuário faça imediatamente o cadastro para acesso e também matrícula nos cursos de interesse.

Os cursos da EaD SENAR tem gestão e monitoramento realizados pelo IEA - Instituto de Estudos Avançados, com sede em Florianópolis e escritórios em São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.