CI

Edição genética ajuda plantas a tolerarem o calor

No entanto, algumas plantas, incluindo grandes culturas, como milho e trigo, podem enfrentar desafios


Foto: Pixabay

As altas temperaturas causam problemas para as plantas, enfraquecendo seu sistema imunológico e tornando-as mais vulneráveis a infecções e pragas. A edição de genes pode ser uma solução para reforçar suas defesas em um clima em mudança.

Algumas das regiões agrícolas mais produtivas do mundo, da Índia ao Centro-Oeste dos Estados Unidos, já bateram recordes de temperatura este ano, com consequências potencialmente preocupante para o abastecimento alimentar. Dias e noites quentes podem piorar as condições de seca, e não é a única maneira pela qual o aumento das temperaturas pode prejudicar as colheitas. Em condições extremas, a maquinaria molecular dentro das plantas pode parar, causando o fracasso da colheita. Espera-se que esta ameaça é agravada pelas alterações climáticas.

No entanto, algumas plantas, incluindo grandes culturas, como milho e trigo, podem enfrentar desafios adicionais do aquecimento futuro, pois o calor prejudica uma importante ferramenta que elas usam para se defender contra infecções. Quando as coisas ficam um pouco mais quentes do que os níveis normais, as plantas podem ser mais vulneráveis a pragas.

 Os biólogos começaram a descobrir como isso acontece, e novas pesquisas revelam maneiras de reparar as defesas das plantas sem retardar seu crescimento. Se puder ser transferido para fazendas reais, modificar as colheitas dessa maneira pode ajudar a garantir que o suprimento de alimentos acompanhe o crescimento populacional em um mundo em aquecimento. Os sistemas imunológicos das plantas não são tão complicados quanto os humanos, mas produzem produtos químicos em resposta a infecções bacterianas ou fúngicas ou ataques de insetos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.