CI

Edição genética ajudaria a cumprir demanda de alimentos

Segundo o relatório, não há provas de que os OGM tenham qualquer efeito adverso na saúde humana. 


Um novo relatório intitulado "Criando um Futuro Alimentar Sustentável", lançado pelo World Resources Institute (WRI) indicou que a utilização de técnicas de edição genética poderia auxiliar a cumprir a alta demanda de alimentos no futuro. Isso porque o relatório indicou que demanda por alimentos aumentará em mais de 50%, com uma queda nos produtos de origem animal estimada em 70%. 

O relatório observa que o mundo deve impulsionar a produção de alimentos em terras agrícolas existentes e que os organismos geneticamente modificados  (OGMs) e a edição genética podem ajudar a tornar a melhoria das culturas mais eficiente para aumentar os rendimentos. Segundo o relatório, não há provas de que os OGM tenham qualquer efeito adverso na saúde humana. 

De acordo com a publicação, será preciso reduzir a demanda por alimentos, reduzindo também a perda e o desperdício de alimentos, consumindo menos carne, usando alimentos e rações ao invés de biocombustíveis, e reduzindo o crescimento da população, atingindo os níveis de fertilidade de reposição. Além disso, aumentar a produtividade agrícola e pecuária para níveis superiores ao histórico, mas na mesma superfície e parar o desmatamento, restaurar terras degradadas e vincular os rendimentos à proteção de paisagens naturais também é necessário. 

O relatório, que foi produzido pelo WRI em parceria com o Banco Mundial, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e as agências francesas de pesquisa agrícola CIRAD e INRA, indica também que é necessário melhorar a aquicultura e gerir a pesca selvagem de forma mais eficaz, usando tecnologias inovadoras e métodos agrícolas que reduzam as emissões de gases de efeito estufa. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.