CI

Edição genética pode ser aprovada no Reino Unido

A edição de genes envolve fazer mudanças precisas no DNA de uma espécie particular


Foto: Pixabay

O governo do Reino Unido lançou uma consulta sobre o uso da edição de genes para modificar o gado e as safras de alimentos na Inglaterra. A edição genética altera o DNA de organismos e, até agora, seu uso era estritamente restrito pela legislação da União Europeia (UE). 

O secretário do Meio Ambiente, George Eustice, disse que a abordagem poderia ser usada para desenvolver plantações mais resistentes a doenças e condições climáticas extremas. Ele disse que também pode levar a uma produção de alimentos mais saudáveis, mas alguns se opõem à tecnologia. 

A edição de genes envolve fazer mudanças precisas no DNA de uma espécie particular e muitos cientistas consideram isso diferente da engenharia genética tradicional (que produz OGMs ou transgênicos), onde o DNA de um tipo de organismo é introduzido em outro. No entanto, em 2018, o Tribunal de Justiça da União Europeia decidiu que isso, de fato, contava como engenharia genética e, na UE, ambas as tecnologias estão atualmente sob regulamentação estrita. 

Falando na Conferência Agrícola de Oxford, o Sr. Eustice disse que o Reino Unido não precisa mais "seguir servilmente" a lei europeia, que é "notoriamente restritiva e politizada". O Secretário do Meio Ambiente disse que a tecnologia imita o processo de criação natural, acelerando o que os fazendeiros têm feito por séculos ao selecionar os animais ou plantas mais fortes e saudáveis para se reproduzir. 

Eustice disse que a edição de genes levanta muito menos preocupações éticas ou biológicas do que outras formas de engenharia genética. Ele afirmou que organismos desenvolvidos por meio da edição de genes poderiam ter sido criados naturalmente e, portanto, "respeitaram as leis da natureza". 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.