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Educação à distância avança no Brasil

Das mais de 900 mil matrículas, cerca de 100 mil foram realizadas pelo setor agrícola, por meio do projeto EaD SENAR


Das mais de 900 mil matrículas, cerca de 100 mil foram realizadas pelo setor agrícola, por meio do projeto EaD SENAR. Entre as regiões que mais se destacam estão o Sul e o Sudeste, que, juntas, somam quase 40% do total de matrículas
 
Desde 1996, quando foi incorporada na Lei de Diretrizes e Bases (Lei n. 9.394), a Educação à Distância no Brasil tem tomado proporções muito além das expectativas. Os índices de crescimento da EaD estão acima dos apontados pelos levantamentos sobre o crescimento econômico brasileiro, sendo um dos setores que pressionam para o desenvolvimento e para a sinergia da atividade econômica do País. Dados do Ministério da Educação revelam que um a cada cinco novos alunos que pretendem fazer um curso de graduação prefere a modalidade à distância. E que de 2000 para 2010, o número de matrículas passou de 5.287 para 930.179. Hoje, há 222 instituições credenciadas, oferecendo um total de 930 cursos de graduação à distância.

Uma pesquisa divulgada no início de abril de 2011 pelo Centro de Estudos sobre Tecnologia da Informação e Comunicação (Cetic), órgão do Comitê Gestor da Internet no Brasil, investigou, junto aos usuários de Internet no País, sua utilização para fins educacionais, mais especificamente em cursos à distância. Entre os sete milhões de brasileiros usuários, 11% usam a Internet para esse fim. “É a flexibilidade de horários, os custos reduzidos e a conveniência que tornam a modalidade à distância cada vez mais atrativa”, explica o presidente da Associação Brasileira de Educação à Distância (ABED), Fredric Michael Litto.

Dados do Censo EAD.BR: Relatório Analítico da Aprendizagem à Distância no Brasil, publicado em 2011 pela ABED, revelam que os cursos de EaD evoluíram mais do que os presenciais. Em relação a 2008, esses cresceram 12,5%, enquanto que os cursos de EaD aumentaram 30,5%. Por outro lado, os índices de evasão atribuídos aos cursos à distância ainda são altos; contudo, o Censo ABED 2009 revelou um índice médio de evasão, somados todas as instituições e segmentos, de 18,5% na EaD. Esse índice se mostrou menor que a evasão nos cursos superiores, que tiveram 42% de desistência, e, nas instituições privadas, que foi de 45%. “O aumento da confiança na EaD depende de vários fatores, como a qualidade do curso, o desenvolvimento de tecnologias de comunicação e informação, a competência dos docentes no acompanhamento dos alunos participantes, a aprendizagem efetiva dos alunos e sua aceitação pelo mercado”, explica o presidente da ABED.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), por exemplo, comemora o sucesso da educação à distância que está transformando a vida de homens e mulheres do campo. Em 15 meses, a EaD SENAR contabilizou 100 mil alunos de todas as regiões do Brasil, em seus 17 cursos. Só de Santa Catarina foram quase 6 mil matriculados nesse período, sendo a maioria mulheres. A EaD SENAR, criada em 2010, é uma iniciativa inédita do Sistema CNA/SENAR, que leva ao meio rural as facilidades da aprendizagem pela internet de forma gratuita, contribuindo para a formação e profissionalização de quem vive longe dos centros urbanos.

O relatório de desempenho e satisfação dos programas da EaD SENAR, que avaliou o 2º semestre de 2011, mostra o sucesso dos cursos no meio rural. Com quase 100% de satisfação, o índice de conclusão chega a mais de 80% em alguns cursos. A aplicabilidade no dia a dia dos alunos chegou a 97% e em pouco mais de um ano já são mais de 100 mil matriculados. “Como todos os cursos da EaD SENAR são voltados para o homem do campo, esses dados comprovam que não há barreiras para quem quer aprender. A EaD é uma grande oportunidade para expandir a atualização e capacitação desse público”, destaca Rita Guarezi, diretora do Instituto de Estudos Avançados (IEA), responsável pela gestão e monitoramento dos cursos oferecidos pela EaD SENAR.

Para o Secretário Executivo do SENAR, Daniel Carrara, a EaD é grande impulsionadora do crescimento pessoal e profissional dos brasileiros do meio rural. “Ela permite uma eficaz combinação de estudo e trabalho, garantindo a permanência do aluno em seu próprio ambiente. O aluno passa a ser sujeito ativo em sua formação. Ele escolhe o melhor horário para estudar e o processo de aprendizagem pode acontecer no mesmo ambiente em que ele trabalha e vive. É um processo de formação profissional onde o aluno une teoria e prática”, enfatiza Carrara.

Os cursos são divididos em quatro programas - Qualidade de Vida, Inclusão Digital, Escola do Pensamento Agropecuário e Empreendedorismo e Gestão de Negócios. Todos contam com o auxílio de tutores e monitores que acompanham a todo o momento o desempenho do aluno. Entre os assuntos abordados na programação dos cursos há desde conceitos para promover a Saúde Rural até os direitos e deveres dos trabalhadores e as políticas públicas da agricultura brasileira.

A grade também oferece noções de informática para despertar nas pessoas do meio rural a autonomia necessária na busca por informações que precisam e, assim, obter melhores resultados na gestão de seus negócios. Todos os programas e detalhes sobre cada um dos cursos estão disponíveis no Portal EaD Senar:www.canaldoprodutor.com.br/eadsenar. O site permite que o usuário faça imediatamente o cadastro para acesso e também matrícula nos cursos de interesse.

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