Egito busca fontes para suprir as necessidades de trigo
CI
Imagem: Pixabay
MUNDO

Egito busca fontes para suprir as necessidades de trigo

O Egito também pretende aumentar a produção doméstica de trigo
Por: -Leonardo Gottems

A Autoridade Geral de Abastecimento de Commodities do Egito (GASC), compradora de grãos do país, anunciou em 17 de julho uma licitação para uma quantidade não especificada de trigo dos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Argentina e Brasil. Com os embarques da Ucrânia – tradicionalmente um dos maiores fornecedores de trigo do Egito – severamente limitados por causa de sua guerra com a Rússia, o Egito tem procurado agressivamente outras fontes para satisfazer suas necessidades de trigo.

Nas últimas semanas, a GASC contratou 1,28 milhão de toneladas de trigo da França, Romênia, Rússia e Bulgária, que devem ser embarcadas para o Egito de julho a outubro. Também fechou acordos comerciais com a Índia, que teria sido uma fonte improvável de importações nos anos anteriores. Autoridades egípcias indicaram que o país precisa importar pelo menos 5 milhões de toneladas de trigo na campanha de comercialização de 2022-23.

O Egito também pretende aumentar a produção doméstica de trigo. De acordo com o Serviço Agrícola Estrangeiro (FAS) do Departamento de Agricultura dos EUA, o Egito deve produzir 9,8 milhões de toneladas em 2022-23, o que é 800.000 toneladas a mais que o total recorde do ano passado. O Egito, o maior importador de trigo do mundo e um dos líderes em consumo de trigo per capita, atualmente tem estoques de trigo suficientes para durar seis meses, segundo funcionários do governo.

O governo do Egito no final de maio pediu ajuda ao Banco Mundial para garantir o fornecimento de trigo. Por meio do Projeto de Apoio à Resiliência e Segurança Alimentar de Emergência, o Egito está buscando US$ 500 milhões para “garantir o fornecimento de trigo de curto prazo para o acesso ininterrupto ao pão para famílias vulneráveis e para fortalecer a resiliência do Egito às crises alimentares”.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.