CI

EIMA 2021:biomassa como recurso estratégico. ENTENDA

A mecanização agrícola, que será apresentada em todas as suas inúmeras formas no EIMA, desempenha um papel fundamental no processo de transição ecológica


Foto: Nadia Borges

Acompanhando a EIMA Internacional, em Bologna na Itália, presencialmente o Portal Agrolink conferiu a  seção dedicada a máquinas para cadeias de bioenergia. Uma área de demonstração ao ar livre e um programa de seminários sobre aspectos específicos oferecem elementos técnicos e informativos sobre um tema cada vez mais atual, o das fontes renováveis.

De acordo com os dados informados pela assessoria de imprensa do evento, mais uma vez este ano, a exposição EIMA Energy - coordenada pela ITABIA Italian Biomass Association (Hall 36, stand C26) - irá apresentar uma multiplicidade de iniciativas relacionadas com a estreita relação entre a agricultura, a bioeconomia e o setor energético. O bloqueio forçado de muitas atividades sociais e comerciais devido às medidas de contenção da COVID ”, nota o presidente do Itabia, Vito Pignatelli,“ certamente não impediu a natureza de continuar a explorar a radiação solar para produzir biomassa agrícola e florestal de forma espontânea.

“O relançamento da economia através da exploração deste precioso e generalizado recurso - acrescenta Pignatelli - é um dos pilares sobre os quais estão as estratégias de desenvolvimento do nosso país (PNRR), da Europa (Green Deal) e do mundo (COOP 26 e Agenda da ONU para Desenvolvimento Sustentável) se baseiam ". O caminho para a descarbonização da economia está, de certa forma, traçado e só falta avançar com determinação. Com isso em mente, é necessário garantir a transferência das muitas boas práticas desenvolvidas ao longo de anos de pesquisa científica e inovação industrial.

A mecanização agrícola, que será apresentada em todas as suas inúmeras formas no EIMA, desempenha um papel fundamental no processo de transição ecológica. As biomassas são notoriamente, entre todas as fontes renováveis, as mais vinculadas ao território, tanto no sentido físico quanto social ", afirma Matteo Monni, vice-presidente da Itabia," e são as únicas que requerem máquinas operativas, técnicos especializados e muitas horas de trabalho a serem utilizadas, trabalho que, com as inovações tecnológicas agora disponíveis, está cada vez mais seguro e com baixo impacto ambiental.

A feira EIMA Energia oferece assim um programa completo de eventos para tratar dos temas inerentes ao correto aproveitamento da biomassa. Além de montar uma vasta área dedicada a testes dinâmicos de modernas máquinas operacionais - descritos pelos pesquisadores do CNR IBE (Instituto BioEconomy) - será realizado um ciclo de workshops na Sala Verde do Pavilhão 33 para divulgar o desenvolvimento e ações de inovação amadurecidas no âmbito de projetos europeus (BRANCHES - H2020), nacionais (ENAGRI - Mipaaf) e regionais (COBRAF - PSR Toscana), inclusive de um pequeno mas esplêndido município, o de Capraia (Capraia Smart Island).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.