CI

Eleições Famato: Rui Prado e chapa 2 conquistam direito de concorrer à disputa


Depois de uma demorada e tensa reunião, chapas farão história

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), em quase meio século de fundação terá, pela primeira vez, neste ano duas chapas concorrendo pela presidência da Entidade, que é referência na defesa do agronegócio mato-grossense no país.

Depois de horas de discussões e tensão, o Conselho de Representantes da Famato, julgou procedente a habilitação da candidatura do atual presidente, Rui Ottoni Prado, como também confirmou a legalidade da composição da Chapa 2, encabeçada por ele. A vitória ‘em dose dupla’, atribuída ao resultado da reunião encerrada quase 21h da última quarta-feira, traz um feito inédito para a eleição que será realizada no dia 14 de maio.

Chapa 1, encabeçada pelo produtor Antônio Galvan, e a Chapa 2 estão em plena campanha em busca dos votos dos presidentes dos 87 sindicatos rurais que formam o Sistema Famato no Estado para o triênio 2013-2016.

Na última quarta-feira, o Conselho dirigido pelo vice-presidente da entidade, Normando Corral – e candidato a vice-presidente da Chapa 2 - se reuniu para julgar dois recursos protocolados junto à Comissão Eleitoral da Famato. O primeiro foi o recurso interposto pelo presidente da Famato, Rui Prado, contra a decisão da Comissão Julgadora que havia declarado sua inelegibilidade. Com 57 votos favoráveis, três contras e oito abstenções foi reformada a decisão da declarada a elegibilidade de Prado.

O segundo recurso foi interposto pelo Sindicato Rural de Sinop contra a decisão da Comissão Julgadora, que rejeitou a impugnação da Chapa 2. Com 55 votos favoráveis, três contras e 10 abstenções foi mantida a decisão da Comissão Julgadora.

Como já antecipou o Diário, no mês passado, a Chapa 1 impugnou a candidatura de Rui Prado. Conforme o Estatuto da Famato está vedado o terceiro mandato consecutivo, mesmo permitindo a reeleição. Em 11 de maio de 2007, Rui Prado foi eleito vice-presidente numa chapa encabeçada, pelo hoje deputado federal, Homero Pereira. Em 27 de outubro daquele ano, Homero deixou a Famato para se dedicar ao mandato parlamentar e Rui assumiu a presidência. Em 14 de maio de 2010, Rui Prado foi reeleito presidente da Famato e cumpre mandato de três anos e com a anuência do maior instância da Entidade, agora segue em busca do terceiro mandato consecutivo.

Apesar das quase três semanas que separam a confirmação da Chapa 2 do pleito em maio, o produtor rural Jorge Pires, que integra a Chapa 1 como vice-presidente, não descarta levar a discussão para a Justiça, já que os membros da Chapa não concordaram com o resultado. “Nossa assessoria jurídica está avaliando essa possibilidade. Se eles entenderem que sim, vamos levar isso à Justiça sim”.

SEM VITÓRIA – Apesar da indisfarçável satisfação dos membros que apoiam a candidatura de Rui Prado, após a decisão do Conselho, o próprio Rui faz questão de dizer que nada está ganho. “O resultado é apenas um reconhecimento do trabalho prestado e uma reparação à injustiça que estavam cometendo”. Como explica, em 2007, quem foi eleito para presidir a Famato foi o Homero. “Eu só coloquei meu nome para apreciação em 2010 e agora concorro à reeleição”. Como faz questão de esclarecer, “esse resultado só prova que o estatuto foi respeitado e essa postura veio do nosso colegiado de líderes. Foram mais de 50 votos favoráveis”. Questionado sobre o peso da votação, o que indica uma vitória fácil, Rio Prado diz estar com o pé no chão, tranquilo {em relação à possibilidade de um revide jurídico} e de certa forma correndo atrás do prejuízo, já que só pôde ser confirmado candidato há dois dias. “Ninguém estava inventando a roda. Minha única preocupação agora é em conquistar votos com muita humildade e prestação do trabalho que vem sendo realizado. O foco, de fortalecer os sindicatos rurais, não muda e ninguém está cantando vitória antes da hora.”

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.