CI

Elevado potencial genético do Brahman garante destaque à raça durante a Expogenética (MG)

Raça será representada por 120 animais, a maior participação do programa de melhoramento genético da ABCZ


Graças ao seu potencial genético, que tem favorecido a expansão da raça no País, os animais Brahman - conhecidos mundialmente e presentes em mais de 70 países - terão destaques na ExpoGenética, evento que será realizado de 17 a 22 de agosto, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG). Na ocasião, serão expostos 120 animais de criatórios de SP, MG e do DF, geneticamente avaliados pelo programa de melhoramento genético de zebuínos da ABCZ (PMGZ).

De acordo com Fábio Miziara, coordenador do conselho técnico da raça, a mostra garantirá significativa visibilidade ao Brahman, uma vez que os animais expostos representarão a maior participação do PMGZ – junto com a raça Nelore que irá expor número semelhante de bovinos – e estarão entre os melhores animais dos diversos programas de melhoramento do país. De acordo com o especialista, a ação irá refletir muito além da divulgação das potencialidades do Brahman e suas reconhecidas características como precocidade sexual, rusticidade, habilidade materna, temperamento dócil e terminação precoce, além de carne de qualidade; - destacando também a evolução na raça e evidenciando a preocupação com a avaliação e aprimoramento genético desses exemplares.

O programa de melhoramento genético da ABCZ controla hoje rebanhos em todo o país, por meio de provas zootécnicas que possibilitam avaliações genéticas de animais jovens e adultos, e a participação da raça faz parte do empenho da Associação de Criadores de Brahman do Brasil (ACBB) em manter a seleção para um animal resistente e adaptado às condições tropicais e com a qualidade de carne que o mundo todo deseja. "Estamos treinando vários técnicos para instruir os associados para que todos possam implementar o programa de melhoramento de seus plantéis o mais rápido possível", explica o presidente da ACBB, Amauri Dimarzio.

O evento servirá de vitrine também para os excelentes índices produtivos proporcionados pelo cruzamento com a raça que mais cresce no país. "O Brahman além de ter uma boa condição de qualidade de carne, proporciona rusticidade ao taurino, além da habilidade materna, já que é uma raça formada por quatro raças, sendo que cada uma lhe garantiu qualidades excepcionais. Portanto, é uma raça que efetivamente agrega valor aos cruzados", aponta Dimarzio. As informações são da assessoria de imprensa da ABCZ.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.