Em 2012 Rússia vai importar menos carne de frango que o esperado
CI
Agronegócio

Em 2012 Rússia vai importar menos carne de frango que o esperado

Três quartos dessa quota ou 250 mil toneladas estão representadas pelo frango inteiro ou em cortes
Por:
Embora em 2011 tenha firmado compromisso – no decorrer do processo que culminou com a admissão do país à Organização Mundial do Comércio (OMC) – de importar no corrente exercício, sob o sistema de quotas, cerca de 364 mil toneladas de carnes avícolas, o governo da Rússia iniciou 2012 baixando resolução que fixa em 330 mil toneladas as importações do gênero.


Três quartos dessa quota ou 250 mil toneladas estão representadas pelo frango inteiro ou em cortes. E a novidade, aqui, é que não há distribuição das quotas entre países. Mas como o grande fornecedor russo desse tipo de produto são os EUA (“leg-quarters”), prevalece na prática a mesma divisão adotada durante toda uma década, os EUA beneficiados com cerca de 75% da quota total.


Outros 21% da quota de 330 mil toneladas estabelecida para 2012 estão representados pela carne de frango desossada, segmento onde o produto brasileiro vem tendo participação mais significativa. Mas, ao contrário do procedimento aplicado à quota principal, aqui o governo russo especificou quem será o principal fornecedor. E a União Europeia foi a grande beneficiada, com 56 mil toneladas, restando 14 mil toneladas para outros fornecedores. É a parte que resta ao Brasil disputar.


A quota global de 330 mil toneladas se completa com 10 mil toneladas de carne de peru, para a qual também não houve especificação de país fornecedor.

Segundo as autoridades russas, o volume ora especificado tende a ser ampliado no decorrer de 2012 e pode chegar às 364 mil toneladas compromissadas junto à OMC. Mas isso só vai ocorrer a partir do momento em que o país seja tratado como membro pleno da Organização Mundial de Comércio.





Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.