Em 2018, carne de frango exportada representou menos de 30% da produção inspecionada
CI
Carne de frango

Em 2018, carne de frango exportada representou menos de 30% da produção inspecionada

Volume exportado correspondeu a 29,7% do total produzido sob inspeção
Por:

Contraposta a exportação de carne de frango (números da SECEX/ME) à produção de carne de frango inspecionada (dados do IBGE relativos aos abates em estabelecimentos sob inspeção federal, estadual ou municipal), observa-se que em 2018 o volume exportado correspondeu a 29,7% do total produzido sob inspeção, índice que representa queda de quase 5% sobre os 31,1% registrados em 2017.

Note-se, porém, que esse índice sofreu fortes variações no decorrer do exercício passado. No segundo trimestre, por exemplo, as exportações corresponderam a menos de um quarto (24,2%) do total produzido sob inspeção. Já no trimestre seguinte, o terceiro de 2018, elas subiram significativamente e representaram 35,5% do total inspecionado. 

Essas variações “fora da curva” refletem os efeitos da greve dos caminhoneiros, em maio de 2018. Ela, por exemplo, represou as exportações do segundo trimestre, que recuaram mais de 21% no período. Já no terceiro trimestre a produção de carne de frango é que foi afetada em decorrência da menor produção de pintos de corte entre maio e junho. Daí as exportações do período (que aumentaram, compensando a perda do trimestre anterior) terem representado mais de um terço do total produzido no trimestre.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.