CI

Em ano de retomada no campo, Expedição Safra lança 11ª edição em Mato Grosso

Principal produtor de grãos do país, o estado tem potencial para colher até 30 milhões de toneladas de soja


Principal produtor de grãos do país, o estado tem potencial para colher até 30 milhões de toneladas de soja
 
Destaque na produção agrícola nacional, Rondonópolis (MT) foi palco do lançamento da Expedição Safra 2016/17. A equipe do projeto reuniu, nesta quarta-feira (14), representantes de entidades públicas e privadas do agronegócio, além de técnicos e produtores da região, para debater mercado e produtividade. O evento ocorreu na Fazenda São Carlos II com o apoio do grupo Bom Jesus Agro. 
 
“Escolhemos Mato Grosso por ser o maior produtor de grãos brasileiro e devido à retomada na produção, à expectativa positiva para o ciclo atual”, destacou o gerente do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo e coordenador da Expedição Safra, Giovani Ferreira. Nesta temporada, o estado tem potencial para colher quase 30 milhões de toneladas de soja – 2 milhões a mais que no ciclo 2015/16. “51% do Produto Interno Bruto (PIB) de Mato Grosso vem do agronegócio e precisamos que o setor continue pujante”, reforçou o gerente regional da Caixa no estado, João Henrique Cruz de Oliveira. 
 
O evento contou ainda com a palestra “Construção de uma agricultura mais resiliente” promovida pelo engenheiro agrônomo do grupo Bom Jesus Agro, Luiz Henrique Vigolo. “Precisamos trabalhar com sistemas integrados, visando a otimização de recursos financeiros e naturais para melhor produtividade na lavoura. Precisamos desenvolver a capacidade de passar por adversidades, sem comprometer o potencial produtivo”, completou. Entre as estratégias bem sucedidas, está o plantio direto, destacado pelo proprietário da Fazenda São Carlos II, Luiz Antonio Ortolan Salles. 
 
Há 11 temporadas na estrada, a Expedição Safra realiza um levantamento técnico-jornalístico da produção de grãos no Brasil, na América do Sul e nos Estados Unidos da América. Do plantio à colheita, a equipe do projeto percorre as lavouras de soja e milho e acompanha ainda a logística de escoamento da produção, conferindo rodovias, portos, terminais de embarque e ferrovias.
 
“A Expedição Safra promove o debate de interesse público e privado porque a informação é crucial para o desenvolvimento de um agronegócio competitivo e sustentável. Acompanhamos todo o ciclo produtivo, discutindo o plantio e a colheita, mas buscamos entender variáveis como o clima, o lado da oferta e também da demanda”, ressaltou Ferreira.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.