CI

Em Giruá, Emater/RS-Ascar promove mutirão de limpeza e embelezamento com apoio de agricultores

Vinte e quatro pessoas das comunidades do interior de Giruá, participaram do mutirão para limpeza e embelezamento da comunidade de Bela Vista, realizado na última.


Vinte e quatro pessoas das comunidades de Bela Vista e de Boca da Picada, interior de Giruá, participaram do mutirão para limpeza e embelezamento da comunidade de Bela Vista, realizado na última quinta-feira (07/07). A demanda havia sido levantada em reunião de planejamento comunitário de beneficiários da Chamada Pública da Agroecologia, programa financiado com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário e executado pela Emater/RS-Ascar. 

Os extensionistas da Emater/RS-Ascar, engenheiro agrônomo João Becker e a extensionista de bem-estar social Helena Sandri Zaltron, se empenharam durante uma semana para organizar e planejar as atividades e fazer o levantamento e busca de materiais, utensílios, mudas e plantas, para que o mutirão ocorresse com sucesso. Na data marcada, toda a equipe municipal da Emater/RS-Ascar e as famílias integrantes da Chamada Pública da Agroecologia auxiliaram na realização das atividades. 

Além do embelezamento e da limpeza, foi implantada um horto medicinal em formato do relógio do corpo humano e construída uma vala de infiltração, para destino das águas servidas e melhoria o saneamento básico da comunidade. Para a proteção do horto de possíveis derivas de defensivos agrícolas provenientes de lavouras próximas, foi implantado um quebra-vento com mudas de capim-elefante e mudas de pinus.

O chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, engenheiro agrônomo Diogo Krann Danda, observa que o mutirão também serviu para fortalecer os laços de amizade e cooperação entre os integrantes. ?Assim, eles puderam trocar, entre si, as mudas e os conhecimentos sobre as plantas medicinais e de ajardinamento?, comenta.

Para outras informações sobre saneamento básico e embelezamento de arredores, pode-se procurar o escritório da Emater/RS-Ascar de Giruá.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.