Agronegócio

Em MS, apenas 1% da área prevista para soja já foi plantada, aponta Siga

Por: -Anderson Viegas
584 acessos
Em Mato Grosso do Sul, dos 2,1 milhões de hectares de soja que devem ser cultivados no ciclo 2013/2014, apenas 1%, cerca de 21 mil hectares já foram semeados até o dia 27 de setembro. É o que aponta Circular Técnica do Sistema de Informações Geograficas do Agronegócio (Siga), da Associação dos Produtores de Soja do Estado (Aprosoja/MS).


De acordo com o Siga, o plantio segue lento no Estado em razão da irregularidade das chuvas neste período. Com previsão de um volume maior de precipitações a partir do dia 5 de outubro, os produtores esperam a melhoria das condições de umidade do solo para fazer a semeadura.


Conforme o Siga, os municípios da região Sul são os que estão com o maior percentual de áreas plantadas neste início de outubro. Em Amambai e Fátima do Sul, por exemplo, o índice, até 27 de setembro, chegava a 5% do total que deverá ser semeado.

Em contrapartida, no Centro-Norte de Mato Grosso do Sul, dos 12 municípios que concentram a produção de soja na região, em 11 o plantio não havia sido iniciado ainda até essa data. Somente em Costa Rica, alguns produtores iniciaram o cultivo, mas totalizando apenas 2% da área prevista.


A Circular Técnica aponta ainda que área cultivada com soja no Estado neste ciclo deve crescer 4,1%, passando dos 2,017 milhões de hectares plantados no ciclo 2012/2013, conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), para 2,100 milhões de hectares.
Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink