CI

Em MS 47 propriedades já foram autuadas pela Iagro

O número de autuações relativas ao vazio sanitário corresponde a 35,6% do total das atuações emitidas pelo órgão


Após pouco mais de um mês do início do vazio sanitário, a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) já atuou 47 proprietários por descumprimento à determinação de suspensão do plantio de soja durante o período de 1º de julho a 30 de setembro. O vazio sanitário é uma estratégia de combate à proliferação do fungo causador da ferrugem asiática.

De acordo com a Iagro, o número de autuações relativas ao vazio sanitário corresponde a 35,6% do total das atuações emitidas pelo órgão. Não há concentração do problema em determinadas regiões, conforme a Iagro.

Os produtores autuados devem pagar multas, que variam de 400 a 1000 Uferms (o que equivale a R$ 5.425 a R$ 13,560), além de serem obrigados a destruir toda a lavoura de soja. Durante o vazio sanitário do ano passado, o primeiro a ser realizado no estado, foram fiscalizadas 47% do total das áreas de plantio de soja do total projetado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Também foram emitidas 17 autuações.

O vazio sanitário visa enfraquecer a proliferação do fungo Phakopsora pachyrhizi, causador da ferrugem asiática. Com a ausência de lavoura de soja por três meses, o fungo fica sem condições de se reproduzir. Ao reiniciar o plantio, em outubro, o produtor encontra, assim, melhor situação sanitária para plantar a oleaginosa.

Doença

A ferrugem asiática foi identificada pela primeira vez no Continente Americano em março de 2001 na localidade de Pirapó (Itapúa), Paraguai. Verificou-se, posteriormente, ao final dessa safra, que a doença já estava amplamente disseminada no Paraguai e no Estado do Paraná.

No Brasil, a doença foi constatada nos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás e Mato Grosso.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.