CI

Em novo formato, Fenasul se destaca por novas atrações a disposição do público

Recorde da elaboração do maior arroz de leite do Brasil foi uma das novidades da feira este ano


O desafio de propor um novo formato para a Fenasul/Expoleite deu certo, agradou as entidades e ao público que visitou o Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, da quarta feira (24) à este domingo (28), feira que contou com a participação o governador Sartori e do secretário da agricultura, pecuária e irrigação, Ernani Polo. O novo modelo vinha sendo discutido pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação e entidades que anualmente participam da Expointer, para tornar a 13 ª Fenasul mais ampla e atrair mais público, mantendo o foco também na divulgação da qualidade do leite produzido no Estado, através da 40 ª edição da Expoleite.

Mesmo com a chuva intermitente dos últimos dias, um bom público foi visitar a feira e conferir atrações como exposição do gado o leiteiro, feira de agricultura familiar, exposição de máquinas e equipamentos agrícolas, o Pub do Queijo, feira de terneiros e vaquilhonas, provas de eqüinos, 3 rodeio Fenasul,  prova de canicross, shows e praça de alimentação, seminários técnicos, além da elaboração e do recorde conquistado do maior arroz de leite do Brasil, realizado pela secretaria da agricultura, através do Irga, em parceria com Sindilat e Farsul.

“Ressalto a importância do trabalho conjunto que realizamos com as entidades, desde a preparação, até a concretização deste novo formato da Fenasul, que agrega a Expoleite a uma série de outras atrações. Mesmo com a forte chuva, houve grande procura por parte do público, que ganhou novas opções. O recorde do maior arroz de leite do Brasil foi uma experiência muito gratificante, pois também servimos o alimento a instituições assistenciais. O pub do queijo foi uma inovação que valoriza os derivados do leite. Também tivemos no rodeio um evento consolidado. Com as outras atiidades que realizamos tenho convicção de que plantamos uma semente que vingou e vai gerar novos e bons frutos para a Fenasul“, avalia o secretário Ernani Polo.

O recorde do maior arroz de leite do Brasil, auditado pela Ranking Brasil, foi alcançado com a elaboração de 1.488 litros do doce, com o uso de 165 quilos de arroz, 1.260 litros de leite, 505 quilos de leite condensado, 4 quilos de cravo, 5 quilos de canela em pau e 40 quilos de açúcar. Já o Pub do Queijo recebeu cerca de 400 visitantes, com consumação de 100 quilos de queijo.

Destaque também para a visitação de escolas, onde os alunos, além de conhecerem as atrações programadas na Fenasul também puderam assistir a 8 apresentações de peça que contou , de forma bem humorada, a origem do leite.  Apenas da rede municipal de Esteio foram registradas as presenças de 800 alunos de 18 escolas. Instituições de ensino da capital também realizaram visitações a feira.

A tradicional feira de terneiros e vaquilhonas, organizada pela Farsul, teve um faturamento de aproximadamente R$ 995 mil, com 787 animais sendo comercializados. Outra grande atração foi o 3 rodeio Fenasul, que levou, mesmo abaixo de chuva, grande público a pista de provas, evento que contou com a participação de mais de 600 duplas.

Neste domingo, a Gadolando realizou o desfile dos campeões da feira, com homenagens a expositores e entidades parceiras. Já na última quinta feira (25) o tradicional concurso leiteiro foi vencido pela vaca adulta Festleite P. Ferraboli 266 Damasco (Box 101), de propriedade do criador Paulo Ferraboli, de Anta Gorda, com uma produção de 73,34 quilos de leite e com 63,55 quilos, a vaca jovem Fini Braxton Jitske 4071 (Box 93), de Carlos Jacob Wallauer, de Salvador do Sul,  sagrou-se campeã.

Ações da Seapi

A Fenasul também contou com intensa participação de atividades da secretaria da agricultura, como reunião da Câmara Setorial do leite, mostra do salão do azeite gaúcho, apresentação de estratégia de controle do carrapato e da tristeza parasitária bovina e o lançamento do Pró Pecã, programa estadual de desenvolvimento da Noz Pecã, onde também houve a criação da Câmara Setorial.                        

A Fenasul/Expoleite é uma promoção do governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação, em conjunto com a Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo; Subsecretaria do Parque de Exposições Assis Brasil; Prefeitura de Esteio; Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul); Federação dos Trabalhadores na Agricultura no RS (Fetag); Organização das Cooperativas do Estado do RS (Ocergs); Emater/Ascar-RS; Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat); Associação das Pequenas Indústrias de Laticínios do RS (Apil); Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no RS (Simers); Associação dos Criadores de Gado Holandês do RS (Gadolando); Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC); Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac); Federação Gaúcha de Laço; Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa) e Conselho Regional de Medicina Veterinária.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.