CI

Em parceria com Meio Ambiente, Seduc realiza ações de conscientização durante temporada de praias

“Quanto maior o fluxo de pessoas, maior a possibilidade de geração de impacto ambiental negativo sobre o ecossistema local”.


Com o fim da temporada de praias e a volta às aulas, alunos de todo o Estado retornam às suas cidades e rotinas. Na memória, mais do que boas lembranças, o aprendizado de que a preservação do meio ambiente é a garantia de um futuro melhor para todos. Durante a alta temporada, as equipes da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) percorreram as praias tocantinenses levando diversão e conhecimento a crianças de dentro e de fora do Estado.

Em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), foram desenvolvidas ações ambientais por meio do Projeto “Praia Consciente”. O projeto foi implantado em cinco praias nos municípios de Pedro Afonso, Caseara, Peixe, Araguatins e Xambioá.  Ao todo, participaram das ações cerca de 240 crianças da pré-escola e das séries iniciais, além de mais de 60 barraqueiros, que participaram de oficinas de manejo de materiais poluentes, para que estes fossem descartados de maneira correta.  O objetivo foi promover ações de educação ambiental voltadas à proteção das águas e à destinação final adequada de resíduos sólidos.

Os municípios foram selecionados com base na tradição em receber grande volume de pessoas durante a temporada de praias. “Quanto maior o fluxo de pessoas, maior a possibilidade de geração de impacto ambiental negativo sobre o ecossistema local”, destacou a técnica da Gerência de Educação Ambiental da Seduc, Lucinara Montelo. Por meio de atividades lúdicas e educativas, os técnicos das pastas chamaram a atenção das crianças e promoveram a conscientização quanto à necessidade de se cuidar do meio ambiente. Entre as atividades desenvolvidas foram apresentadas palestras lúdicas por meio de apresentação teatral, oficinas de utilização de materiais reciclados, distribuição de tonéis para que os barraqueiros coletassem óleo de cozinha.

Esta última ação foi complementada com uma oficina voltada para a fabricação de sabão utilizando o óleo coletado nos tonéis evitando, assim, que esse resíduo fosse despejado em locais inadequados.   “Percebemos que as crianças demonstraram grande interesse pelas atividades apresentadas, o que foi muito positivo. Além disso, os barraqueiros deixaram de descartar o óleo de cozinha e os resíduos sólidos nos rios e no solo das praias”, avaliou Lucinara Montelo. - See more at: http://seduc.to.gov.br/noticia/2016/8/3/em-parceria-com-meio-ambiente-seduc-realiza-acoes-de-conscientizacao-durante-temporada-de-praias/#sthash.QO30iLma.dpuf

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.