Em plena janela de soja, sobe exportação de milho
CI
MERCADO

Em plena janela de soja, sobe exportação de milho

Cereal brasileiro ganhou força em junho, quando havia expectativa de quebra da safra norte-americana
Por: -Leonardo Gottems

Em plena janela de exportação de soja, o volume total do milho a ser embarcado nos navios programados para carregar nos portos brasileiros nesta semana é 14,63% maior do que o da oleaginosa. A informação é do analista da T&F Consultoria Agroeconômica, Luiz Fernando Pacheco.

“A exportação de milho brasileiro ganhou força em junho quando havia expectativa de quebra da safra americana. O Brasil chegou até a fazer embarques para uma indústria de carnes e uma indústria de etanol dos EUA. Os carregamentos de agora são consequência das vendas realizadas em julho”, explica o especialista de mercado.

FUNDAMENTOS: BRASIL

De acordo com a consultoria AgRural, a colheita da segunda safra de milho (popularmente chamada safrinha) na região Centro/Sul brasileira avançou 12% na comparação com a semana anterior, chegando a 44% da área projetada para esta temporada. O Mato Grosso, com 60%, é o estado da região com a colheita mais avançada, de acordo com o relatório. 

O cenário, porém, pode mudar nos próximos dias pela queda das temperaturas na região, o que pode dificultar a perda de umidade dos grãos. “Mesmo a frente fria do fim de semana, que causou geadas no Paraná, não resultou em perdas, uma vez que praticamente toda a área ainda por colher já atingiu a maturação fisiológica”, aponta a AgRural.

FUNDAMENTOS: EUA

Dados divulgados essa semana pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) dão conta de que 57% da safra norte-americana de milho apresentava condição “boa ou excelente” até a semana passada. Isso representa ligeira melhora de um ponto porcentual ante a semana anterior, mas desempenho inferior ao do ano passado, quando essa parcela era de 75%.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.