CI

Em prol da floresta

“Diria a todos os Engenheiros Florestais que sempre façam as atividades de hoje pensando no amanhã”


Os temas relacionados a área florestal, tanto em nível de florestas produtivas, quanto em termos de florestas de conservação e restauração florestal tem alcançado uma grande dimensão. Esse cenário agrega maior valor à atividade de Engenharia Florestal, que comemorou seu dia no último domingo, 12 de julho.

De acordo com o Chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Florestas, Ivar Wendling, atualmente, a questão dos serviços ambientais das florestas (carbono, polinização, proteção da água, biodiversidade, etc) tem tomado proporção cada vez maior. Vários cursos têm sido criados para atender as demandas da atualidade.

O Engenheiro Florestal possui um vasto e importante campo de atuação, no entanto, segundo Wendling, seu reconhecimento profissional ainda está abaixo da sua real importância. “Em vista das formações técnicas do passado, resultado da demanda daquela época, muito focadas em plantios de espécies florestais introduzidas, como o pinus e o eucalipto, o profissional hoje muitas vezes não é reconhecido como um especialista para trabalhar com as questões mais relacionadas á temática ambiental como um todo”, explica.

O profissional que atua em empresas e indústrias florestais, bem como órgãos florestais, ambientais e de fiscalização do governo (União, Estados e Municípios) estão diretamente ligados aos debates que cercam o setor. Localizada na cidade de Colombo, Paraná, a Embrapa Florestas expõe suas perspectivas acerca do debate sobre a reserva legal.

Confome Wendling, a Unidade se coloca à disposição da sociedade como um todo, no sentido de disponibilizar seus conhecimentos gerados em parcerias com outras instituições e empresas. Será com base nestes e outros conhecimentos que os legisladores terão melhores condições técnicas para tomar as decisões que resultem na melhoria das questões relacionadas a reserva legal, bem como, na parte relacionada a Áreas de Preservação Permanente (APP). “Estas informações servirão de base para mudanças na legislação que levem em consideração critérios técnicos”, afirma.

Ele conta que a Embrapa Florestas dispõe de mais de 100 projetos na área florestal, que vão desde a definição de tecnologias e materiais genéticos mais adaptados à : condições de solo e clima de diferentes regiões do Brasil, até o desenvolvimento de métodos mais adequados de restauração e manejo florestal, sistemas integrados de produção (integração lavoura, pecuária e floresta - ILPF), novos produtos e processos a partir dos produtos de origem florestal, levando sempre em conta os critérios e indicadores de ordem econômica, ambiental e social. A questão do desenvolvimento de materiais genéticos e processos que visem a transformação da biomassa florestal em energia também tem sido muito enfocada nos temas de pesquisa da Unidade, além da questão da valorização da floresta em pé, ou seja, retornos econômicos sem a necessidade de fazer o corte das árvores.

Aos profissionais da área, Wendling deixa um recado: “A Engenharia Florestal é uma atividade que muitas vezes não gera resultados a curto prazo. Assim sendo, diria a todos os profissionais da área que sempre façam as atividades de hoje pensando no amanhã, mesmo que este possa vir a ser mais distante do que qualquer outra profissão”.

12 de Julho foi escolhido como o Dia do Engenheiro Florestal em homenagem a São João Gualberto, o Santo que se dedicou à restauração e ao aproveitamento racional da floresta, sua proteção e sua preservação, sendo seu lema: "Conservar e saber usar".

O Portal Agrolink parabeniza todos os profissionais de Engenharia Florestal!

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.